X-Men celebram 60 anos revisitando uma de suas mais importantes histórias

Quando os X-Men foram lançados, em 1963, a literatura, o cinema e os quadrinhos se retroalimentavam com novas histórias e conceitos sobre ficção científica. E, embora as aventuras dos mutantes sempre tenham um pano de fundo social por conta da diferença com os humanos “normais”, os Filhos do Átomo passaram a ser conhecidos por um tipo de sci-fi própria e complexa. E uma das tramas que mais contribuiu para isso será revisitada para celebrar 60 anos do grupo criado por Stan Lee Jack Kirby na Marvel.

Publicado originalmente em 1981, Dias de Um Futuro Esquecido sedimenta as bases sci-fi próprias, ao lado da Saga da Fênix. A história foi contada em duas edições, Uncanny X-Men #141 e #142, e gira em torno de um futuro em que os mutantes foram caçados quase até a extinção. A trama chocou por mostrar vários personagens queridos enterrados, e Wolverine, no auge de sua popularidade, sendo varrido do mapa por um Sentinela.

A HQ não somente influenciou a tonalidade das histórias dos X-Men nos anos que viriam, como também até mesmo virou referência para outras obras.O filme Exterminador do Futuro, de James Cameron, foi lançado três anos após Dias de Um Futuro Esquecido e tem, basicamente, a mesma premissa: um guerreiro do futuro volta ao presente para tentar mudar a realidade.

Dias de um Futuro Esquecido, lançada em 1981, foi um marco na trajetória dos X-Men (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Dias de Um Futuro Esquecido também teve uma adaptação na fase da Fox Films, pelas mãos de Bryan Singer. Mas não dá para dizer que a conversão tenha ficado à altura da obra original de Chris Claremont e John Byrne, que, até os dias de hoje, é aclamada pelos fãs e novos leitores.

Como será o novo episódio de uma das mais importantes histórias dos X-Men?

Pois bem, X-Men: Days of Future Past – Doomsday faz parte das celebrações dos 60 anos dos X-Men. Como dá para perceber pelo título, o mesmo futuro alternativo da trama de Dias de um Futuro Esquecido será revisitada, desta vez pelo veterano escritor Mark Guggenheim e pelo artista Manuel García.

A “continuação” de Dias de Um Futuro Esquecido vai revisitar o futuro alternativo distópico dos X-Men (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

A ideia, segundo os autores, é expandir a história contada no passado de Dias de um Futuro Esquecido, explorando o destino de muitos mutantes que não foram vistos na publicação original. “Meu objetivo com esta história é preencher algumas lacunas perdidas no período de trinta anos que Kate Pryde resumiu em apenas quatro painéis naquela época”, afirma Guggenheim. “A familiaridade prévia com a história original não será necessária. O resultado final é um evento que parece a história dos X-Men para encerrar todas as histórias dos X-Men. Pelo menos, esse é o nosso objetivo!”

X-Men: Days of Future Past – Doomsday #1 estará à venda em 12 de julho nas lojas gringas.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *