Wi-Fi público é perigoso? Entenda o risco de usar redes abertas
O Wi-Fi público está disponível em diversos espaços como praças, parques, shoppings, entre outros. Por oferecer uma conexão aberta, ele pode ser menos seguro do que uma rede privada.
Tire as seguintes dúvidas a seguir:
- O que é Wi-Fi público?
- Wi-Fi público é menos seguro?
- Quais dados podem ser acessados?
- Quais golpes podem acontecer depois de acessar Wi-Fi público?
- Como acessar Wi-Fi público com segurança
O que é Wi-Fi público?
O Wi-Fi público é tipo de rede de internet que é disponibilizado para qualquer pessoa que queira se conectar. Na maioria das vezes, a conexão não necessita de senha e comporta o acesso de diversos usuários simultaneamente.
Wi-Fi público é menos seguro?
Sim. De acordo com o especialista em segurança digital e tecnologia, Wally Niz, o Wi-Fi público é menos seguro por se tratar de uma rede que não possui método de autenticação confiável, assim como não possui criptografia na transmissão de dados.
“Isso facilita o uso de técnicas para visualização de informações ou realização de algum tipo de ataque”, exemplifica Niz.
Quais dados podem ser acessados?
Confira os principais tipos de dados elencados pelo especialista que podem ser acessados em caso de uma brecha de segurança envolvendo os dispositivos conectados à rede:
- Credenciais de acesso como usuário e senha;
- Conteúdos do dispositivo como fotos e e-mails;
- Mensagens enviadas, caso o usuário utilize um app que não faça criptografia de ponta a ponta.
Quais golpes podem acontecer depois de acessar Wi-Fi público?
Wally explica que um dos golpes mais comuns é o “man-in-the-middle” em que o hacker simula uma rede pública com o mesmo nome na conexão original e, a partir disso, intercepta toda a comunicação feita durante o acesso. Essas informações são enviadas para um servidor falso que pode instalar aplicativos maliciosos ou coletar credenciais.
Outro golpe popular é o “sniffing”. Neste, o golpista pode utilizar ferramentas que possibilitam visualizar todo o conteúdo trafegado pelo usuário. Isso pode acontecer devido à falta de criptografia nas redes públicas.
O especialista também elenca o phishing, técnica que permite o redirecionamento dos endereços de internet para sites fraudulentos semelhantes aos originais. Dessa forma, o criminoso consegue coletar credenciais por meio do acesso a esses links.
Como acessar Wi-Fi público com segurança
O especialista separou três pontos importantes para manter a segurança, veja abaixo:
- Não faça logins: para ter uma conexão segura, não faça login em sites com informações sensíveis como bancos e e-mails — isso vale também para aplicativos;
- Desative a conexão automática: desabilite a função de conexão automática para que você não acesse plataformas sensíveis enquanto estiver conectado à rede pública sem perceber;
- Use antivírus: é essencial fazer o uso de um anti-vírus que protegerá e alertará caso haja alguma ameaça durante a conexão;
- Faça uso de uma VPN confiável: a VPN promove mais segurança para conversas feitas durante o acesso. Isso porque ela faz com que todas essas informações sejam criptografadas e autenticadas, o que evita que algum criminoso consiga visualizar ou alterar suas credenciais.
*Com informações de Canal Tech