WhatsApp PROÍBE que usuários tirem PRINT? Confira a atualização!
Entenda o que acontecerá no app
O aplicativo mensageiro WhatsApp está desenvolvendo uma nova ferramenta, com o objetivo de impedir que seus usuários tirem os chamados “prints”, dentro da plataforma. Mediante às novas atualizações, não será mais possível realizar capturas de tela, a considerar as regras dispostas pela ferramenta. Além disso, a proibição deverá acontecer em breve.
O foco do WhatsApp, considerando a nova ferramenta, é justamente garantir que os usuários sintam-se mais seguros ao utilizar o aplicativo, sem medo de que imagens sejam vazadas, através dos prints, provenientes de uma determinada função. Dessa forma, a proibição das capturas de tela já está sendo muito comentada pelos usuários da plataforma. Portanto, é imprescindível entender como isso ocorrerá.
O que é um print e qual motivo do bloqueio
Antes de mais nada, diversas pessoas ainda não estão completamente familiarizadas o que significa tirar print de alguma coisa, nem sabem como isso pode acontecer. Bem, o print, ou uma captura de tela, nada mais é que uma forma de registrar o que está acontecendo naquele momento em seu dispositivo, através de uma “foto” tirada da própria tela.
A captura serve para registrar diversas situações, e é liberada em diversos aplicativos. Existem algumas plataformas que notificam o usuário quando um print de algum conteúdo individual é tirado, como de fotos ou conversas. O Instagram (instagram.com), por exemplo, notifica o usuário quando determinado indivíduo tira um print de uma foto enviada. Outro aplicativo que provém dessa notificação, é o SnapChat. (snapchat.com).
Contudo, até o momento, o print ainda era uma possibilidade livre dentro do aplicativo do WhatsApp (whatsapp.com). Acontece, portanto, que o bloqueio da modalidade acontecerá para garantir mais proteção aos usuários, a fim de impedir que ocorra o compartilhamento indevido de mídias. Assim sendo, a proibição atingirá um recurso, em específico.
Entenda como funcionará as novas regras
Antecipadamente, como mencionado, o bloqueio da captura de tela está direcionado para uma função específica. Trata-se das fotos que só podem serem vistas uma vez. Isto é, recentemente, o WhatsApp liberou uma nova função em seu aplicativo. Agora, é possível que os usuários enviem mídias de visualização única. Ou seja, o destinatário só poderá visualizar o conteúdo uma vez.
Dessa forma, é justamente em virtude dessa função, que o aplicativo decidiu proibir os prints. Isso porque, até o momento, não há nenhuma medida que garanta a proteção das mídias de visualização única, visto que o destinatário pode realizar uma captura de tela, e guardar a imagem, bem como fazer o compartilhamento indevido. É exatamente por isso, que os prints ficarão proibidos.
O foco da plataforma está em garantir que os usuários possam usufruir da melhor maneira possível do recuso, sem quaisquer problemas. Diferente dos outros aplicativos, o WhatsApp não irá notificar o remetente sobre a tentativa de print. No entanto, mediante a tentativa de captura, aparecerá uma mensagem de proibição na tela. Por fim, o recurso já está disponível na versão Beta do mensageiro, e deve chegar em breve para todas as outras.
*Com informações de Pronatec