Você sabe o que é Sarcopenia?
por: Silvana Leal
Para entendermos o que é sarcopenia temos que compreender o que é massa muscular, massa magra e função muscular.
Massa muscular refere-se aos nossos músculos corporais que diferencia da nossa massa magra que é composta por tudo que não é gordura e está presente no nosso corpo, como: ossos, pele, vísceras e os músculos.
O conjunto de músculos que compõe nosso corpo corresponde ao sistema muscular que permite a sustentação e realização dos movimentos corporais como: correr, andar, pular, ficar parado, respirar, movimentar-se, tudo isso faz parte da função muscular.
Desta forma, Sarcopenia é definida como a perda gradual de massa e força muscular esquelética tendo repercussões deletérias na função muscular. A Classificação internacional de doenças CID-10 reconheceu formalmente a sarcopenia como doença muscular.
Os estudos recentes tem apontado que a sarcopenia ou o declínio da massa muscular pode ocorrer a partir dos 40 anos de idade, embora a prevalência em pessoas mais velhas acima dos 60 anos ocorra com mais frequência.
A fisiopatologia da doença é complexa e resulta de alterações nas estruturas biológicas dos músculos, desequilíbrios hormonais, perda de força e função. O desenvolvimento da sarcopenia pode estar associado a vários fatores não apenas a idade, mas a fatores genéticos, doenças crônicas, alimentação inadequada, inatividade física, queda e estilo de vida.
Atualmente, a ciência busca aprimorar os estudos em torno da sarcopenia visando conhecer melhor a fisiopatologia da doença e propor estratégias de diagnóstico e tratamento eficazes para minimizar os efeitos deletérios da doença muscular. Dentre os tratamentos propostos como estratégias preventivas eficazes não medicamentosa temos a introdução dos exercícios físicos e alimentação.