Virada de Palco: projeto oferece curso técnico gratuito para formação de roadies
2ª edição das formativas acontece de 27 a 31 de janeiro, em Ceilândia e no Recanto das Emas
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Virada de Palco – Curso Técnico para Roadies – que acontecerá entre os dias 27 e 31 de janeiro, em duas diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal. Em Ceilândia, as aulas acontecem no Jovem de Expressão, no período da manhã, de 9h às 12h. Já no Recanto das Emas, os encontros, que terão o Instituto Federal de Brasília (IFB) como sede, serão de tarde, das 14h às 18h. O curso, gratuito e presencial, tem duração de 20 horas por turma e, para aqueles que concluírem a formação, certificado.
As pessoas interessadas na capacitação devem ter no mínimo 18 anos de idade e fazer a inscrição pelo Formulário disponível no perfil oficial do projeto, @guiaacessibilidade, no Instagram.
O Virada de Palco é um projeto realizado pela Guia Acessibilidade Inclusiva e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Mercado em ascensão
O curso técnico tem como objetivo formar profissionais para atuarem como assistentes de palco, os roadies, apresentando conceitos fundamentais e práticas técnicas para o mercado de shows, festivais, teatros e outros eventos ao vivo. Para Severino Ramos, conhecido como Raminho, coordenador do curso e roadie com mais de 20 anos de experiência no cenário nacional, a iniciativa é uma oportunidade de preparar novos profissionais para uma área que cresce no Distrito Federal.
“Vejo o cenário de eventos em Brasília, de maneira geral, em um momento de grande crescimento e, por isso, um mercado bastante promissor. Muitas vezes, faltam profissionais qualificados para a atuação no ramo. Então, o curso é uma grande oportunidade para profissionais ingressarem no mercado e ocuparem essas lacunas”, afirma.
Capacitação profissional e acessível
Durante a semana de curso, os participantes aprenderão sobre a definição e as responsabilidades do roadie, além de técnicas relacionadas ao manuseio de instrumentos musicais, equipamentos de palco e ética profissional. O projeto também reforça seu compromisso com a acessibilidade, dispondo de vagas exclusivas para pessoas com deficiência, além de contar com a presença de intérpretes de Libras.
“O principal objetivo do curso é capacitar profissionais para que já estejam aptos a atuar no mercado ao término das aulas. Na última edição, tivemos resultados muito positivos, com alunos que já estão trabalhando em grandes eventos e festivais, e uma aluna que conseguiu se inserir em uma das maiores bandas do momento”, conclui Raminho.
Para os alunos inscritos na turma do Recanto das Emas, será disponibilizado transporte gratuito com saída e retorno na Rodoviária do Plano Piloto. Os participantes que concluírem ao menos 75% das aulas receberão certificado ao final do curso.
Segundo a organização do projeto, as pessoas interessadas devem ficar atentas: a inscrição não garante a vaga automaticamente, uma vez que a seleção será feita conforme a capacidade máxima de 15 alunos por turma. Além disso, mulheres e pessoas com deficiência terão prioridade. A dica, portanto, é não perder tempo e garantir a inscrição.
Serviço – 2ª edição Virada de Palco
Ceilândia:
- Local: Jovem de Expressão
- Datas: 27 a 31 de janeiro
- Horário: das 09h às 12h
- Formato: Presencial
Recanto das Emas:
- Local: IFB – Instituto Federal de Brasília
- Datas: 27 a 31 de janeiro
- Horário: das 14h às 18h
- Formato: Presencial
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbNoxWLyalR4DWiU2EV-nBcz_MnYdhcSWX3Tj4okVmsLUk5A/viewform