Vinícola argentina é eleita a melhor do mundo; Brasil fica de fora da lista
A Zuccardi Valle de Uco foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a melhor vinícola do mundo. O anúncio foi feito esta semana pelos organizadores do prêmio “World’s Best Vineyards 2021”.
Logo após a vencedora argentina, figuram ainda na lista outras 49 propriedades ao redor do mundo. No entanto, nenhuma vinícola brasileira entrou para o ranking, avaliado por mais de 500 jurados — enólogos, sommeliers, jornalistas da área de diferentes nacionalidades, entre outros, que compõem a Academia das Melhores Vinícolas do Mundo.
Para chegar ao resultado final, é avaliada a experiência completa (incluindo infraestrutura, tours, degustação) que cada competidora oferece, e não apenas os seus vinhos. A Zuccardi, bastante conhecida pelos seus “vinhos da montanha”, foi considerada uma joia dos Andes.
Localizada em Mendoza, aos pés da cordilheira, ela se destacou para os jurados por não tentar oferecer “o vinho perfeito”, mas aquele com personalidade, que melhor expressa sua região e história. Ainda segundo a organização, o Malbec da Zuccardi é um colecionador de prêmios no mundo todo.
Além das modernas e curiosas — como os enormes tanques de concreto que armazenam parte do vinho — dependências abertas para a visitação, a Zuccardi ainda oferece um restaurante elogiado pelos jurados: o Piedra Infinita Cocina, batizado em homenagem à parte central (e à paisagem) da vinícola, que tem capacidade para 50 pessoas.
O cardápio de degustação da casa oferece quatro pratos para o almoço, todos concebidos com produtos regionais e harmonizado com os vinhos da Zuccardi. Das janelas, é possível ainda admirar a cordilheira.
Para conhecer fazer o tour pela vinícola, participar da degustação, almoçar no restaurante ou realizar quaisquer outras atividades na Zuccardi, é necessário fazer reservas com antecedência através do site: https://zuccardiwines.com/turismo/
A vinícola argentina ajudou a sagrar a América do Sul como a melhor região para o enoturismo, liderando uma relação de outras 10 propriedades que também foram bem avaliadas no top 50 da competição.
Entre elas estão a vinícola uruguaia Bodega Garzón, em quarto lugar, e as chilenas Montes e VIK, em 5º e 8º lugares, respectivamente. Confira a lista completa de vencedoras aqui.
*Com informações da Uol.