Vacina vencida: Saiba o que fazer se isso acontecer com você
A dúvida surgiu em muitas pessoas após ser divulgada uma lista que relatava a aplicação de doses vencidas
Na última semana, uma denúncia causou grande inquietação em todo Brasil. Dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, afirmam que milhares de brasileiros receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca, imunizante contra a Covid-19, causando revolta e preocupação na população. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, negaram que os lotes foram enviados fora do prazo de validade, mas mesmo com a declaração, muitas pessoas ficaram se perguntando quais os riscos e medidas a serem tomadas caso tenham recebido doses do lote vencido.
Conforme as informações apresentadas, cerca de 26 mil brasileiros tomaram as doses vencidas, e as cidades mais afetadas foram Maringá (3.536 pessoas), Belém (2.673) e São Paulo (996). De acordo com a orientação do Plano Nacional de Operalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada fora do prazo de validade, a dose não deve ser considerada inválida, e a recomendação é que seja feita uma nova aplicação contra a Covid-19, desde que seja respeitado o intervalo de 28 dias entre as doses.
De acordo com as informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil – DataSUS, o número dos lotes que estariam vencidos e a data de validade, são, respectivamente:
– 4120Z001 (29 de março)
– 4120Z004 (13 de abril)
– 4120Z005 (14 de abril)
– CTMAV501 (30 de abril)
– CTMAV505 (31 de maio)
– CTMAV506 (31 de maio)
– CTMAV520 (31 de maio)
– 4120Z025 (4 de junho)
Mas afinal o que acontece se você tomar uma vacina vencida?
A grande preocupação é que essa pessoa fique desprotegida, pois mesmo constando no sistema que ela já foi imunizada, a dose não surtirá o efeito esperado. “Para saber se é o seu caso, o ideal é conferir no cartão de vacinação o lote da vacina aplicada, caso seja correspondente a lista divulgada, é necessário procurar o posto de vacinação mais próximo, para que o caso seja acompanhado pela Secretária de Saúde local”, explica Júlia Morais, enfermeira, Unidade Básica de Saúde (UBS) número 1 do Guará, Distrito Federal.
É importante ressaltar que só deve repetir a vacina quem tomou o imunizante vencido daquele lote, não significa que todo mundo que vacinou nos dias divulgados, recebeu as vacinas vencidas.
O médico infectologista Mário Alexandre Machado explica sobre o que fazer ao receber uma dose desses lotes “Em casos assim, recomenda-se que faça as duas doses da vacina novamente, esperando o tempo de uma para outra, é só ir ao posto de vacinação e eles vão verificar o lote.”
O Ministério da Saúde, destaca ainda que não distribuiu doses de vacina vencidas aos estados e Distrito Federal, e que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas contra a Covid-19 recebidas e distribuídas. As doses entregues para as Centrais Estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios por suas gestões. Dessa forma, cabe aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), o armazenamento correto e acompanhamento da validade dos frascos, além do controle de aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério da Saúde.
*Redação Revista Pepper