UM PÉRIPLO NACIONAL

Em janeiro de 1947, embarcamos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, num trem da Central do Brasil com destino a Belo Horizonte. Mamãe à frente da turma, composta pela Lúcia, minha irmã e eu, a Maria Vicentina de Jesus e o filho de colo Zezé. Foi uma bela aventura! Papai já havia dado baixa da patente de 1º Tenente Médico do Batalhão de Cavalaria da III Região Militar em Ijuí/RS e estava lecionando Microbiologia na Universidade de Arkansas em Little Rock, nos Estados Unidos.

O comboio do trem, composto de uns cinco vagões de passageiros e outros cinco de carga, rugia seus motores a vapor, exalando uma fumaça densa e branca quando subia e descia os morros da Mata Atlântica em direção à primeira parada em Florianópolis. A estação ficava em terra firme, não atravessava para a ilha. E lá, mais passageiros embarcaram com suas malas e trouxas de roupas migrando para São Paulo e Rio de Janeiro. De lá até Curitiba, um pulo, onde também novos passageiros traziam suas ferramentas como pás e enxadas para encarar as infindáveis construções da enorme metrópole urbana que já era a capital São Paulo.

No pernoite em São Paulo, me lembro bem, mamãe nos advertiu: “Fiquem sempre junto de mim e da Maria porque em São Paulo, eles falam, tem muito ladrão de criança.” Morremos de medo e nos engatamos nas pernas delas e não saímos do trem nem para dar uma volta na estação. A fama da cidade era ruim para criancinhas. De manhã o trem reacendeu suas fornalhas e rumamos para Barra do Piraí, cidade na fronteira dos Estados do Rio, Minas e São Paulo, onde deveríamos passar a noite dormindo nos bancos da estação ferroviária e bem cedinho fazer a baldeação para o trem que vinha do Rio e nos levaria ao nosso destino. Ainda trêmulos embarcamos na “Maria Fumaça” mineira. Do alto da Serra do Curral avistamos a cidade e a mamãe falou: “Lá está Belo Horizonte para onde voltamos e acho que daqui não sairemos tão cedo.” Mas, ela estava totalmente enganada!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG-20230506-WA0017-768x1024.jpg

Roberto Hermeto Brandão – advogado e professor aposentado
Email: robertohbrandao@gmail.com





Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *