Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: será que meu filho tem TDAH?

Condição atinge de 3% a 5% das crianças no mundo. Pediatra explica os principais sintomas, suas consequências e os melhores tratamentos

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. De origem hereditária, o distúrbio interfere em ações do dia a dia, como atenção prolongada, organização do tempo e autorregulação.

De acordo com dados apurados pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das pessoas no mundo já foram diagnosticadas com o déficit. Na infância, percebe-se que ele apresenta um caráter diferenciado de acordo com o sexo, pois é comprovado que meninas com TDAH tendem a ser mais desatentas, enquanto meninos costumam apresentar mais sintomas relacionados à ansiedade e à hiperatividade.

De acordo com Henrique Gomes, pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nem toda criança inquieta e desatenta tem TDAH. Às vezes, é apenas um traço da personalidade dos pequenos. O médico alerta que a principal forma de identificar a condição é por meio da observação e do diagnóstico de um profissional. “Importante ver se a criança apresenta dificuldade de assumir pequenas responsabilidades, se mostra extrema inquietude ou, com frequência, se esquece de pequenos comandos. Vale lembrar que toda criança que recebe o diagnóstico não ganha uma sentença, apesar do transtorno não ter cura. Com o devido cuidado, elas podem ter uma vida normal”, afirma Henrique.

O especialista ainda comenta que o distúrbio é comum, mas é cercado de achismos. “O TDAH ganhou os noticiários em tempos de pandemia e isolamento social, mas não deve ser encarado como uma questão passageira, pois se trata de um transtorno que aparece na infância e persiste até a fase adulta. Se não tratado, pode gerar grandes desafios para o resto da vida”, ressalta o pediatra.

Sintomas Comuns:

  • distrair-se com facilidade;
  • esquecer das coisas com frequência;
  • perder itens com frequência;
  • impaciência e ansiedade;
  • dificuldade para organizar o tempo;
  • evitar atividades que precisam de foco por mais tempo;
  • relutância em seguir as instruções;
  • parecer incapaz de permanecer parado;
  • assumir riscos desnecessários.

A conscientização sobre a temática já tem ganhado espaço nas pautas do poder público e, mais do que nunca, merece atenção dentro dos lares. Recentemente, foi aprovado um projeto de lei que propôs a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, uma iniciativa que deve acontecer a partir do ano que vem, em todo início do mês de agosto, promovendo ações de conscientização e esclarecimento da população sobre a temática.

Portanto, cabe aos pais e responsáveis o dever de acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e procurarem apoio de especialistas para lidar com situações mais alarmantes. É comum que os sintomas se tornem mais evidentes no período colegial, momento em que as crianças assumem mais responsabilidades e se tornem mais independentes. Nem todo sinal de desatenção é alarmante. É importante se acalmar e compreender que há situações em que a empolgação seja só o sintoma de uma alegre infância.

Sobre o Dr. Henrique Gomes – Médico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde 2008, Henrique é pós-graduado em Lato Sensu em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo no Hospital Israelita Albert Einstein. Realizou residência médica em pediatria pelo HMIB (2006 e 2007), além de atuação na área de Gastropediatria pelo HBDF (2008 e 2009), o profissional atua na área de Gastroenterologia Pediátrica, especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao aparelho digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros.

Atualmente é pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde 2008; além do Grupo Santa (Hospital Santa Lúcia Sul e Taguatinga) e também das clínicas PedCare e Le Petit.

Acompanhe o profissional no Instagram: https://www.instagram.com/meumedicopediatra/

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PEDIATRA HENRIQUE GOMES
Proativa Comunicação
Contatos: Sarah Farias (61) 99816-0852 / Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @ProativaC

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *