Terra das massas surpreende, fatura ouro nos 4x100m e vira potência no atletismo
Quem esperava a manutenção do domínio da Jamaica nas provas de velocidade se chocou nas Olimpíadas de Tóquio. Após Marcell Jacobs vencer os 100m rasos e se tornar o homem mais rápido do mundo, a Itália surpreendeu também no revezamento 4x100m rasos e faturou a medalha de ouro.
Lorenzo Patta, Lamont Marcell Jacobs, Eseosa Fostine Desalu e Filippo Tortu terminaram a prova em 37s50, batendo a Grã-Bretanha, que ficou com a prata, num fortíssimo sprint final de Tortu, que ultrapassou Nethaneel Mitchell-Blake nos últimos metros para conquistar a medalha de ouro.
O bronze ficou com o Canadá, graças a um fechamento de prova incrível de Andre De Grasse, campeão dos 200m e bronze nos 100m.
Com Jacobs e o ouro no 4x100m, os italianos se colocam como potência nas provas de velocidade e improváveis herdeiros do trono da Jamaica na modalidade.
Bicampeã olímpica da prova, a Jamaica se ressentiu de Usain Bolt e ficou apenas na quinta colocação. Os Estados Unidos eram favoritos para a prova antes dos Jogos Olímpicos, mas acabaram desclassificados nas eliminatórias.
*Com informações do UOL