Super Mario foi batizado em homenagem a uma pessoa real? Gamers ficam chocados ao descobrirem história do personagem

Icônico personagem que marcou o mundo dos games nos anos 1980 teve sua origem debatida nas redes, o que remonta a própria história da Nintendo

Você pode ser o maior fã do mundo dos games ou não saber absolutamente nada sobre ele — tanto em um lado quanto no outro, todos sabem quem é Super Mario, ícone dos jogos, que tem acumulado história, fãs e novos elementos a um rico universo ao longo de quase quarenta anos. Em tanto tempo de história, entretanto, quase nenhum dos aficionado sabia os motivos por trás do nome do icônico personagem, mas agora a resposta está bastante exposta — uma homenagem a um importante homem com parte na história da Nintendo.

Pois senta que lá vem história do Mario e a origem do seu nome.

O Mario é um daqueles personagens que parecem terem sempre existido, tão antigos quanto a própria existência dos jogos. Mas não: a primeira vez que o personagem surgiu foi em 1981, no jogo de arcade ‘Donkey Kong’, sob o nome simples de Jumpman — tentando salvar Pauline, sua namorada, do vilão Donkey Kong (que se revoltou contra seu tutor, o próprio ‘Jumpman’). Não demorou para que o personagem tivesse o próprio jogo, e em 1985, ‘Super Mario Bros.’ estreou no mundo todo.

O jogo 'Donkey Kong' (1981) — Foto: Divulgação
O jogo ‘Donkey Kong’ (1981) — Foto: Divulgação

No primeiro jogo, Mario e Luigi adentram o mágico Reino do Cogumelo para salvar seu povo da ameaça dos Koopa Troopas, e tirar a Princesa Peach das malignas garras do Rei Koopa, Bowser. Dividido através de fases, que se passam em diferentes cenários, o joguinho oitentista funcionava de maneira simples: o primeiro jogador é o Mário, enquanto um secundário pode ser Luigi; assim, está nas mãos do próprio gamer salvar o Reino do Cogumelo e derrotar os Koopas.

O jogo original 'Super Mario Bros.' (1985) — Foto: Divulgação
O jogo original ‘Super Mario Bros.’ (1985) — Foto: Divulgação

Esse foi o primeiro de muitos e muitos outros sucessos. De lá para cá foram mais de 200 variações de jogos ao decorrer dos anos. A série principal do Super Mario já vendeu mais de 430 milhões de cópias ao redor do mundo, e hoje, sua lucratividade soma uma fortuna para lá de absurda: são cerca de 55 bilhões de dólares, que formam um dos mais poderosos impérios de toda a indústria, e a segunda maior franquia do mundo dos games (só não ultrapassando ‘Pokemon’).

Trecho do jogo 'Super Mario Bros.' (1985) — Foto: Reprodução
Trecho do jogo ‘Super Mario Bros.’ (1985) — Foto: Reprodução

O sucesso não ficou reservado somente ao mundo dos games, é claro, e algumas adaptações cinematográficas somaram à mitologia do jogo que é carro chefe da Nintendo. Em 1993, o sofrível live-action ‘Super Mario Bros.’ veio aos cinemas para imortalizar (da pior forma possível) o game que, menos de dez anos após sua estreia, já era um clássico instantâneo.

Dirigido pela dupla Annabel Jankel e Rocky Morton (que havia produzido o cyberpunk ‘Max Headroom’, que hoje é clássico cult), o filme que estrelou John Leguizamo (‘Romeu + Julieta’) e Bob Hoskins (‘Uma Cilada para Roger Rabbit’) nos papéis de Luigi e Mario, e seguiu a premissa clássica do primeiro jogo.

A adaptação noventista de 'Super Mario Bros.', lançada em 1993 — Foto: Divulgação
A adaptação noventista de ‘Super Mario Bros.’, lançada em 1993 — Foto: Divulgação

Mesmo com roteiro “praticamente pronto”, a adaptação deu muito, muito errado. ‘Super Mario Bros.’ é até hoje considerado um dos piores filmes já feitos, e é sempre ótimo motivo de piada nas redes, há muitos e muitos anos — mesmo que conte com a presença do talentosíssimo Dennis Hopper (‘Veludo Azul’), que aqui, interpreta o antagonista, Bowser.

O sucesso no cinema é coisa recente, portanto. Só veio aparecer no ano passado mesmo, em 2023. Com dublagem de Jack Black — que virou motivo de apreço nas redes sociais novamente –, Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day e Seth Rogen também no elenco, a animação 3D ‘Super Mario Bros: O Filme’, lucrou 1,36 bilhões de dólares mundialmente, sendo a segunda maior bilheteria daquele ano (só não ultrapassando o fenômeno ‘Barbie’).

A animação de 2023, 'Super Mario Bros.: O Filme' — Foto: Reprodução
A animação de 2023, ‘Super Mario Bros.: O Filme’ — Foto: Reprodução

Já consagrado, todo o universo de Mario é um dos mais clássicos de toda a cultura pop. Referências em outros jogos, em filmes, séries, desenhos e em qualquer outro tipo de mídia não faltam. É como se o Mario sempre tivesse existido, é parte integrante da humanidade e da cultura como um todo. Mesmo que você não seja o maior fã do mundo dos games, ao menos uma vez você deve ter jogado alguma das inúmeras variações de ‘Super Mario Bros.’.

Cena de 'Super Mario Bros.: O Filme' — Foto: Reprodução
Cena de ‘Super Mario Bros.: O Filme’ — Foto: Reprodução

Que Mario?

Mas ainda que fosse tão clássico, uma questão nunca foi esclarecida (e foi muito pouco questionada também): por que o nome do protagonista da série é Mario? É claro que o primeiro porquê que passa pela cabeça de qualquer um é que ‘Mario’ é um nome italiano comum, quase estereotipado, e por isso talvez fosse a escolha final da Nintendo…mas não. A razão vai muito além de uma simples escolha, e data dos primeiros anos da empresa que colocou o Mario no mundo.

No X (antigamente nomeado Twitter), um perfil reconhecido na rede por postar diversas curiosidades históricas chamou a atenção de muitos gamers online. Publicou um post que explicava a origem do nome escolhido para o personagem, que substituiu o simples “Jumpman”, de ‘Donkey Kong’.

Entre várias reações chocadas e surpresas, houve também quem fosse mais além; “Então quem diabos é homenageado com o nome do Luigi”, perguntou um dos fãs mais estupefatos.

*Com informações de Revista Monet

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *