Star Wars | Os 6 poderes da Força mais perigosos de Palpatine
Embora Luke Skywalker, Darth Vader, Leia Organa e Han Solo costumem monopolizar e dividir a atenção dos fãs de Star Wars, Darth Sidious, também conhecido como Senador Palpatine ou Imperador, é um vilão que desperta bastante curiosidade — seja por conta de seu passado misterioso, de sua influência sobre heróis tão poderosos ou de suas incríveis capacidades como Lorde Sith.
Seja no cânone oficial, ou nas histórias do passado que deixaram de fazer parte da cronologia oficial, no que chamamos atualmente de Lendas, Palpatine sempre foi descrito como um dos mais poderosos Lordes Sith de toda a história de Star Wars — veja bem, por mil anos, os Jedi acreditaram que a ameaça dos Sith tinha chegado ao fim, enquanto Palpatine alimentava o retorno dos vilões.
Abaixo estão seis poderes da Força que tornam Palpatine tão perigoso e medonho — tanto na cronologia oficial quanto do antigo Universo Expandido (atualmente conhecido como Lendas):
A habilidade de se esconder na Força
Até hoje não está muito claro como os Sith conseguiram se esconder dos Jedi por tantos séculos, contudo, uma das explicações está na capacidade que Palpatine tem de se esconder na Força. A Batalha de Jedha, da recente Alta República, de George Mann, revela que um poder do Lado Sombrio podia ser usado para confundir a consciência dos outros, mesmo dos Jedis — o que poderia explicar como Palpatine fazia isso.
E o vilão teria ficado tão confiante no uso dessa habilidade que até mesmo fazia isso enquanto se escondia de Mestres Jedi com Yoda e até do próprio Conselho Jedi, como dá para notar nos filmes da segunda trilogia e no livro Queen’s Shadow, de E.K. Johnson.
Relâmpago da Força
O Relâmpago da Força é sua assinatura de poder e sua forma favorita de “convencer” os inimigos a se entregarem. Sua verdadeira natureza é melhor descrita no livro Queen’s Hope, de E.K. Johnson, que sugere essa capacidade como uma manifestação externa do ódio e da raiva de um Sith — e um Sith experimenta uma sensação de liberação emocional ao expressá-la.
Assim, o Relâmpago da Força demonstra a corrupção absoluta de Palpatine, pois é extremamente poderoso e usado para torturar ou matar — em algumas histórias de Lendas, ele deixou nada além de cadáveres carbonizados para trás.
Telecinese da Força
Se você se lembrar bem do duelo entre Palpatine e Yoda em A Vingança dos Sith, vai se recordar de Palpatine usando sua telecinese para jogar pods do auditório do Senado sobre o Mestre Jedi.
E, mais recentemente, vimos algumas demonstrações surpreendentes sobre o uso dessa capacidade mental de Darth Sidious, que conseguiu performá-la mesmo a milhares de anos luz de seu alvo.
Tempestade da Força
Em Lendas, Palpatine aprendeu a invocar devastadoras Tempestades de Força, capazes de afetar planetas inteiros. Há até momentos em que foi possível observar Darth Sidious destruindo mundos à distância com esse poder, que lembra uma chuva de eletricidade sobre os inimigos.
No cânone oficial, há indícios de que ele tenha usado essa habilidade para destruir o Templo Jedi de Luke Skywalker, como visto recentemente no romance gráfico The Rise of Kylo Ren, de Charles Soule e Will Sliney. Além disso, é possível presenciar esse poder em A Ascensão Skywalker, quando Palpatine quase dizima a Frota Galáctica.
Drenagem de Força
Essa habilidade já existia no Universo Expandido e foi recanonizado por meio da trilogia de livros Aftermath, de Chuck Wendig, antes de ser vista novamente em A Ascensão Skywalker. A Drenagem de Força permite ao Lorde Sith atrair tanto a Força quanto a pura essência vital de seus alvos.
Palpatine usa a Díade da Força, quando dois seres de Força juntam-se em um só, ao combinar Rey e Kylo Ren em uma só fonte para revitalizar sua vida e seus poderes — vale destacar que em Lendas, ele também havia usado isso, em uma escala muito maior, com todos os seres vivos de um planeta inteiro.
Transferência de Essência na Força
Visto tanto no atual cânone quanto em Lendas, a Transferência de Essência permite a um Lorde Sith imputar seu espírito em um objeto ou corpo hospedeiro. Contudo, só é possível para um Sith possuir o corpo de alguém que matou com raiva e ódio, sob a influência do Lado Sombrio — razão pela qual o Imperador encorajou Luke a matá-lo com raiva em O Retorno de Jedi.
O mesmo vale para o que aconteceu com Rey em A Ascensão Skywalker, quando Palpatine procurou-a para encorajá-la a matá-lo com raiva — justamente para que seu espírito pudesse possuir o corpo dela.
*Com informações de ScreenRant.