Sonho que virou pesadelo: empresário gasta 1 milhão de dólares na restauração de antigo navio de cruzeiro, mas não pode aproveitá-lo
Ele investiu mais de uma década no projeto.
Nem todos os projetos daqueles que sonham em ter seu próprio barco se concretizam, como é o caso de Chris Willson. O empresário comprou um velho barco de cruzeiro de construção alemã e gastou uma fortuna para restaurá-lo. No entanto, depois de anos de esforço, seus planos foram completamente frustrados.
Tudo começou há 16 anos, quando nosso protagonista estava navegando na Internet e se deparou com um anúncio incomum: alguém estava vendendo um transatlântico que ele encontrou atracado em Decker Island, na Califórnia. Sem pensar muito sobre o assunto, o empresário do setor de tecnologia decidiu investir na embarcação. Depois de fechar o negócio em 2008, ele transferiu seu novo barco para o Rio Vista para que pudesse restaurá-lo.
Restauração, problemas e perdas
Willson agora tinha um barco com uma história e tanto. O navio de cruzeiro havia sido construído pelo estaleiro Blohm and Voss, em 1955. Os passageiros viajavam de um continente a outro em uma embarcação de 72 metros com 85 cabines, vários lounges, salas de jantar e galerias. Ele não só se destacou em suas viagens transatlânticas, como também apareceu no filme de James Bond, Moscou Contra 007.
Conforme relatado pela CNN, o homem batizou o navio de Aurora depois de passar sua primeira noite a bordo. “Acordei com um dos nasceres do sol mais brilhantes que já vi em minha vida”, disse ele. Mas nem tudo no projeto foi tão perfeito. Willson foi forçado a mudar o barco de lugar várias vezes durante o trabalho de restauração, embora ele tivesse certeza de que queria que seu barco ficasse em águas rasas.
Por mais de uma vez, Willson e vários ajudantes voluntários fizeram todo tipo de trabalho “artesanal” para melhorar o barco. As coisas, no entanto, começaram a mudar nos últimos anos. O Aurora estava atracado na Herman & Helen’s Marina, em Little Potato Slough, quando alguns moradores e autoridades locais começaram a fazer lobby para que o barco fosse transferido para outro lugar. Eles temiam um naufrágio.
Um antigo navio caça-minas chamado HMCS Chaleur estava na mesma área há algum tempo e um rebocador militar da década de 1940 havia afundado recentemente, levantando preocupações sobre a poluição ambiental. Com a iminência de uma ordem de despejo, Willson avaliou o custo da remoção do navio, mas precisava gastar cerca de um milhão de dólares em obras no rio para concluir a tarefa.
Era simplesmente uma quantia impossível de ser assumida. Willson havia recebido doações para continuar seu projeto, em parte devido à popularidade de seu canal no YouTube. A única solução aparente era vendê-lo na esperança de que um novo proprietário pudesse levar o projeto adiante. Essa última opção também não foi possível. A identidade do novo proprietário é desconhecida, mas seu investimento está fracassando.
O Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin anunciou que o Aurora estava afundando. “Foi determinado que a embarcação tem um buraco”, disseram as autoridades. Eles acrescentaram que um vazamento de combustível diesel também foi relatado, forçando a intervenção de diferentes agências para conter o problema. Tudo indica que o Aurora nunca mais voltará a navegar.
*Com informações de IGN