Separados por causa do racismo, casal se reencontra 40 anos depois e decide ficar junto
Penny Umbers, do Reino Unido, e Mark Bethel, das Bahamas, foram impedidos de seguir com o relacionamento na década de 1980
Após 40 anos separados, um casal do Reino Unido que sofreu racismo finalmente vai se casar. Os dois se reencontraram pelo Facebook. Penny Umbers, de 60 anos, do Reino Unido, e Mark Bethel, 61, das Bahamas, se conheceram na adolescência, quando ele foi estudar em uma escola particular em Nottingham. Os dois se apaixonaram e começaram uma relação.
Após Mark voltar ao seu país, o casal passou a trocar cartas de amor, poemas e pinturas e teve uma nova chance de ficar junto. O jovem ganhou uma bolsa de estudos para cursar o ensino superior em Londres. Penny, por sua vez, passou a frequentar uma faculdade politécnica nas proximidades. O relacionamento ia bem até Mark terminá-lo, sem motivos ou explicações.
A dupla seguiu separada, casaram com outros parceiros e se divorciaram, até que uma mensagem no Facebook, enviada por ele, em 2019, mudou o destino de ambos. Depois de visitar as Bahamas, Penny finalmente descobriu a verdade. “Eu não sabia, mas meu pai foi para a universidade de Mark. Ele disse conhecer pessoas em cargos importantes e que revogaria sua bolsa se ele não parasse de me ver”, contou ela, de acordo com o site britânico Birmingham Live.
“Disseram que ele não deveria ter um relacionamento com uma garota branca. Mark não poderia sobreviver em Londres sem sua bolsa de estudos e teria que voltar para as Bahamas, sem nenhum diploma, com seus pais dizendo: ‘te avisamos tanto!’
Na época, o jovem decidiu manter distância, terminou a graduação e viajou o mundo trabalhando em hotelaria. No entanto, Mark nunca esqueceu o amada. “Quando nos conhecemos, eu me apaixonei por ela e foi mágico. Quando o pai dela falou comigo, eu não conseguia acreditar que estava naquela situação. Eu não tinha muito poder. Eu estava a milhares de quilômetros de distância de casa, em um país estrangeiro. Eu era totalmente dependente da minha bolsa de estudos. Foi de partir o coração”, disse Mark.
“Eu sempre fui próxima do meu pai, então pensar na maneira como ele me traiu durante toda a minha vida e nunca me deixou saber a verdade? Acho que ele não queria um genro negro. Meu pai tem Alzheimer, então não posso falar com ele sobre isso agora”, falou Penny.
Obrigado tecnologia!
Quando Mark se deparou com uma foto de Penny no Facebook, ele mal podia acreditar que era a ex-namorada. “Quase 40 anos depois eu não tinha certeza se era ela. Enviei mensagens repetidas, mas ela não era realmente uma usuária ativa, então esperei alguns meses até ela ler”. Após o reencontro, Mark e Penny decidiram, finalmente, ficar juntos. Eles já planejam o casamento e estão escrevendo um livro sobre sua história, a fim de aumentar a conscientização das pessoas e lutar contra o racismo.
*Com informações do Extra