Roupa fitness com tecnologia absorvente é a inovação que quer aproximar ainda mais as mulheres do esporte
Marcas como a gigante de sportwear Adidas e a brasileira Pantys estão liderando o caminho dessa novidade pensada para trazer mais liberdade para quem menstrua
Liberdade menstrual é poder fazer qualquer atividade independente de estar ou não menstruada, afinal, a menstruação não é impedimento para nada e faz parte de um ciclo saudável do corpo humano. Porém, apesar de ser um movimento natural do organismo, ainda é cercada por uma série de tabus que limitam a vida das pessoas que menstruam. Uma das áreas que são afetadas pela insegurança e desinformação em torno do período menstrual é a prática de esportes.
Seja pelo receio de se movimentar enquanto menstrua (o conhecido medo de “vazar”) ou pelo desconforto que o método de absorção pode causar, mulheres acabam deixando de se exercitar durante os dias do ciclo menstrual e muitas chegam até a desistir da atividade física por não se sentirem bem em praticá-la enquanto estão menstruadas. Sair da rotina, atrapalhar o treinamento, encarar a menstruação como uma dor de cabeça, ter vergonha de menstruar… Foi pensando em trazer mais qualidade de vida e diminuir as barreiras que afastam as mulheres do esporte que marcas estão começando a investir na tecnologia de roupas esportivas absorventes.
Entre as etiquetas que estão à frente desse movimento, está a gigante esportiva Adidas. De acordo com uma pesquisa feita pela marca, uma em cada quatro mulheres abandonam o esporte durante a adolescência e, o principal motivo, é o medo do vazamento durante o período menstrual. A empresa ainda analisou dados de mais 14 mil atletas e descobriu que mesmo aqueles de alta performance não aprenderam – ou conversaram sobre – o período menstrual na escola ou com seus treinadores. Com o encerramento recente das Olimpíadas de Tóquio, que marcou a edição dos Jogos Olímpicos com a maior participação feminina da história, quase 50% dos esportistas, fica ainda mais evidente a necessidade de pensar em formas de aproximar a prática esportiva das mulheres para que elas ocupem esse espaço que por muito tempo foi dominado por homens.
Chamada de Stay in Play, a linha da Adidas apresenta para as consumidoras uma legging e um shorts de compressão absorventes desenvolvidos com a tecnologia Flow Shield, que conta com um conjunto de três camadas que funcionam para proteger contra vazamentos menstruais. As peças são pensadas para serem usadas como uma proteção extra e devem ser utilizada em conjunto com outros métodos absorventes. “O processo de criação começou há mais de dois anos, analisando os dados relativos aos períodos menstruais e o impacto que eles têm no esporte. O que descobrimos é que havia uma enorme lacuna no mercado de roupas esportivas para dar suporte àquelas que menstruam”, explicou Kim Buerger, senior product manager da linha feminina da marca. Lançada neste ano primeiro nos Estados Unidos, as peças acabam de chegar ao Brasil.
A brasileira Pantys, que ajudou a difundir a utilização das calcinhas de menstruação pelo país, aposta agora também na linha fitness absorvente. “Nós ouvimos muitas clientes dizendo que usavam nossas calcinhas para fazer esporte porque era mais confortável e dava liberdade de movimento, então já tinha um público que enxergava o produto nessa proposta. Entendemos como uma oportunidade de apoiar as pessoas que menstruam com essa inovação que acreditamos que irá ajudar a diminuir o número de mulheres que desistem de fazer atividade física durante a menstruação. O desenvolvimento demorou anos porque tínhamos que oferecer peças que não só tivessem a tecnologia para absorção, mas que também fossem de alta performance”, contou a sócia-fundadora Emily Ewell.
A coleção da marca é composta por quatro peças, uma legging, um shorts, uma calcinha absorvente e uma camiseta, e elas têm capacidade para serem usadas sozinhas, mas não há impedimentos para quem optar por uma proteção complementar.
“O mundo da moda está investindo cada vez mais na funcionalidade das roupas e acreditamos muito nos produtos que trazem liberdade. Nesses quase quatro anos de Pantys, vimos uma grande mudança no mercado em relação a falar sobre a menstruação, não diria que o tabu não existe mais, mas a discussão sobre o tema está mais ampla e acho que muito se deve aos movimentos que estão acontecendo de forma global sobre empoderamento feminino, quebra de padrões estéticos e tantos preconceitos que estão sendo desconstruídos. Nosso papel como marca não é só lançar itens que incentivem esse diálogo, mas também usar a nossa comunicação para desmistificar o tema e educar o consumidor”, completa Maria Eduarda Camargo, sócia da Pantys.
O objetivo das roupas de exercício físico com tecnologia absorvente é remover estigmas em torno do período menstrual, garantindo alternativas que deem segurança, bem-estar e atendam às demandas das consumidoras para normalizar essa atividade independente da menstruação. “Não se trata apenas de quebrar a barreira física ao movimento, mas igualmente sobre a mental, para que aqueles que estão em seu período menstrual possam continuar a treinar com confiança”, completa Kim. Na Pantys, o valor das peças começa a partir de R$ 99, com a calcinha absorvente, e, na Adidas, a partir de R$ 300 com a bermuda de compressão.
*Com informações da Glamour.