Retrospectiva do WhatsApp | Melhorias nas chamadas são o destaque em 2022
O WhatsApp liberou uma espécie de retrospectiva das principais novidades do aplicativo em 2022. O destaque ficou por conta das melhorias nas chamadas de voz e vídeo feitas pelo serviço, com o já conhecido suporte à criptografia de ponta a ponta.
Uma das novidades foi a possibilidade de criar links para convidar pessoas para as ligações. Esse recurso foi claramente inspirado nos rivais Google Meet e Zoom, já que ambos permitem compartilhar endereços virtuais para que as pessoas ingressem nas chamadas.
Os usuários também passaram a ter melhor organização dessas conversas via WhatsApp, podendo programar com antecedência as videochamadas. É claro que não há tantas ferramentas disponíveis, afinal o app não foi feito para reuniões profissionais, mas ajuda a reunir pessoas mais rapidamente.
Mais participantes e um novo layout das chamadas
Outra adição importante foi o aumento no total de participantes capazes de participar das chamadas em grupo. Neste ano, o Zap passou a oferecer suporte a 32 pessoas simultâneas em videoconferências pelo celular — quatro vezes mais que os oito anteriores.
Silenciar participantes também ficou mais fácil: é só tocar no nome dele para ajustar o volume ou interromper a transmissão de vídeo. Se precisar falar em particular, dá para selecionar a pessoa desejada e escrever a mensagem enquanto participa da chamada.
A tela das chamadas também foi reformulada para oferecer uma experiência melhorada. O redesenho passou a exibir as ondas sonoras para todos os participantes durante a chamada, com retângulos divididos na tela, um anel em volta da foto de perfil para identificar quem está falando no momento. Além disso, um banner com uma notificação salta na tela quando um participante entra na chamada.
Quem usa o WhatsApp no iOS ainda pode fazer outras tarefas enquanto acompanha as chamadas, graças ao suporte ao modo Picture-In-Picture. A miniatura do vídeo continua sendo reproduzida mesmo quando a pessoa precisa abrir uma conversa ou grupo.
Comunidades e grupos otimizados
Ainda não disponíveis no Brasil, as Comunidades talvez tenham sido a maior inovação do WhatsApp no mundo. A ideia é criar uma espécie de central de grupos, permitindo que os administradores separem melhor seu público em salas temáticas.
Em razão disso, o mensageiro ampliou para 1024 o limite de participantes dos grupos e passou a liberar a realização de enquetes. Também começou a deixar você esconder quando estiver online, evitando que determinadas pessoas saibam quando você está com o aplicativo aberto no momento.
Para 2023, o popular aplicativo de mensagens terá o desafio de tentar superar o rival Telegram em recursos. Os desenvolvedores tem corrido atrás do prejuízo, mas ainda seguem atrás em vários aspectos.
*Com informações de Canal Tech