Retrato ‘demoníaco’ do Rei Charles III recebe chuva de críticas nas redes
Obra do artista Jonathan Yeo é a primeira de Charles desde a sua coroação, e traz inúmeros ‘easter eggs’ envolvendo a trajetória do monarca
O primeiro retrato do Rei Charles III desde sua coroação vem causando comoção nas redes sociais, mas por motivos nada óbvios. O quadro, de autoria do artista Jonathan Yeo, está sendo apontado como sendo uma “obra demoníaca”, que mostraria o monarca “queimando no inferno” e com “as mãos ensanguentadas”. Outros internautas apontaram que a pintura trata-se de uma sátira e que o seu autor seria crítico da monarquia.
“Foi um privilégio e um prazer ter sido contratado pela The Drapers’ Company para pintar este retrato de Sua Majestade o Rei, o primeiro a ser revelado desde a sua coroação”, escreveu Yeo na postagem que apresenta seu trabalho. “Quando comecei este projeto, Sua Majestade o Rei ainda era Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e, tal como a borboleta que pintei pairando sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito na nossa vida pública se transformou”, prossegue o artista. “Faço o meu melhor para capturar as experiências de vida e a humanidade gravadas no rosto de qualquer modelo e espero que tenha sido isso que consegui neste retrato. Tentar captar isso para Sua Majestade o Rei, que ocupa um papel tão único, foi um tremendo desafio profissional, do qual gostei muito e pelo qual sou imensamente grato”, concluiu, mostrando também um vídeo da revelação do quadro dentro do palácio de Buckingham.
Usuários do Instagram escreveram uma enxurrada de comentários críticos ao retrato, fazendo críticas à obra e ao artista. “Me desculpe, mas parece que ele está no inferno”, escreveu uma usuária. “Parece que ele está se banhando em sangue”, apontou uma segunda. “Odiei. É repugnante”, criticou outra internauta.
Houve também quem achasse que a obra teria um subtexto contrário à monarquia. “100% certo de que isso é uma sátira”, instigou um seguidor do artista. “Isso é uma referência ao derramamento de sangue colonial produzido pelo imperialismo britânico?”, criticou outro internauta. “Nenhuma teoria de alta arte tornará o rosto flutuante no vermelho mais atraente… excelente pedida para o inimigo secreto da firma”, brincou um terceiro.
*Com informações de Revista Monet