Qual a quantidade máxima de cerveja que se deve beber por dia?
Quantidade máxima de cerveja
A cerveja é a bebida alcoólica mais amada e consumida pelos brasileiros. Mas, por conter álcool, qual é a quantidade máxima de cerveja que se pode consumir?
Há mais de 150 tipos de cerveja, que trazem sabores muito variados e, também, possuem teor alcoólico que varia também.
O 7º Congresso sobre Cerveja e Saúde foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 2014. Nele, mais de 160 profissionais, entre médicos e da área de nutrição, discutiram sobre os benefícios trazidos pela cerveja ao corpo.
Nesse congresso, foram apresentados estudos que traziam mais de 30 benefícios proporcionados pelo consumo moderado de cerveja em pessoas saudáveis.
Os estudos apontaram o auxílio contra problemas cardiovasculares, controle da obesidade e combate ao envelhecimento celular, só para citar alguns. Assim a cerveja possui nutrientes, fibras e polifenóis, que são benéficos para o corpo.
Como já é sabido, o consumo recorrente de álcool traz riscos à saúde. Ele pode piorar o quadro de saúde de pessoas portadores de algumas enfermidades, como o diabetes, por exemplo. A ingestão exagerada de álcool pode conduzir a uma situação de hiperglicemia. Por isso, o mais recomendável é que pessoas com diabetes evitem o consumo de bebidas alcoólicas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.
Por isso, mesmo que não se tenha nenhuma condição pré-existente, beber com moderação, é a chave para aproveitar uma boa cerveja sem prejudicar a saúde.
*Com informações de Clube do Cervejeiro