Projeto pretende capacitar e salvar o carnaval do DF
Iniciativa ‘Escola de Carnaval’ visa preparar setor cultural para folia. Cursos, ministrados de 21 de março a 7 de julho, são nas áreas de gestão, planejamento, cenografia, figurino e música.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) abriu as inscrições para o projeto “Escola de Carnaval”. A iniciativa busca capacitar e preparar, por meio de cursos gratuitos, escolas de samba, blocos carnavalescos, produtores culturais e público geral para a folia de 2023 (confira programação mais abaixo).
As aulas serão ministradas de 21 de março a 15 de julho, nas cidades de Ceilândia, Cruzeiro, Taguatinga, Asa Norte, Santa Maria e Plano Piloto. Os interessados devem realizar o cadastro pela internet, informando o local de interesse.
De acordo com a subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes, o objetivo da “Escola de Carnaval” é “rearticular o setor cultural, que se desorganizou”, com a pandemia de Covid-19. As disciplinas ofertadas abrangem os mais diversos assuntos relacionados ao universo da tradicional festa, desde a elaboração de projetos e a captação de recursos, até a criação de adereços e fantasias.
Quem encabeça a curadoria do projeto é o cenógrafo, comentarista e pós-doutor em narrativas do carnaval Milton Cunha. Ele explica que a capacitação acontecerá em três eixos distintos:
- Gestão administrativa
- Artístico-visual
- Artístico-musical
“Primeiro, abordaremos a visão geral da escola de samba como fenômeno da modernidade. Em seguida, vem o resgate histórico, para que figurinistas, carnavalescos, projetistas de alegoria e compositores saibam que o tema tem um passado. Aí temos as aulas de croqui, risco, volumetria, ergonomia e também alegoria, com suas noções espaciais. A terceira parte é a musicalidade”, diz Cunha.
Veja, a seguir, as disciplinas ofertadas:
Módulo 1
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4
Serviço
Escola de Carnaval
- Inscrições: a partir de 25 de fevereiro
- Aulas: de 21 de março até o dia 15 de julho
- Onde: Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria, Plano Piloto, Asa Norte e Cruzeiro.
- Para mais informações: acesse o site do projeto
*Com informações de G1