Pós-Natal: como reaproveitar as sobras da ceia e preparar pratos balanceados na última semana do ano

Os alimentos não consumidos na ceia, explica Renata, em geral podem ser ingeridos em até 72 horas se forem armazenados sob refrigeração. Para evitar desperdícios e também a sensação de ter que comer tudo de uma vez para que não estraguem, a dica da nutricionista é congelar os produtos, que, dessa forma, duram até 30 dias. No entanto, Renata lembra que ao serem descongelados, precisam ser consumidos, por isso, ela indica o congelamento em porções menores para que sejam retiradas aos poucos. “E devemos armazenar em recipientes tampados ou sacos e embalagens próprios para alimentos”, alerta. 

“Sempre temos sobra de carnes, sejam aves, carne suína ou bovina assadas. Elas podem ser congeladas em porções menores e usadas ao longo da semana ou até do próximo mês, acompanhadas de uma boa salada, legumes refogados e arroz ou algum tubérculo”, orienta a nutricionista. 

As carnes, suínas, bovinas e de aves, se forem desfiadas, podem ser usadas no preparo de escondidinho, fricassé, panqueca e recheio para sanduíches com saladas, como o tradicional sanduíche de pernil desfiado. Outra opção é usar as carnes de aves desfiadas, com legumes picados, para fazer salpicão, arroz de forno e recheio de tortas caseiras, feitas com massa de liquidificador. 

A maionese de legumes deve ser congelada em porções menores e descongelada aos poucos para que tenha maior validade. Já as massas podem ser congeladas ou consumidas ao longo da semana, acompanhadas de carnes e vegetais variados, assim como as farofas.

Para equilibrar o consumo e não comer calorias em excesso por vários dias, Renata alerta que é importante o reforço dos vegetais nos pratos. São eles que vão ajudar a dar volume na refeição e favorecer a saciedade. “Metade do prato precisa ser composto por vegetais, entre legumes e verduras variados, crus e cozidos”.

A dica da nutricionista é preparar legumes assados ou grelhados, temperados com ervas naturais, ou fazer uma salada de folhas, o que acaba sendo um jeito prático de complementar a refeição, compondo com os itens que sobraram da ceia. “Para facilitar, vale a pena comprar legumes, verduras e frutas já higienizados e, muitas vezes, já cortados, que vão economizar tempo na cozinha. Mas é importante se atentar à quantidade na hora da compra para que o alimento seja consumido dentro do prazo de validade”, diz Renata.

Ela lembra que as frutas, muito usadas para a decoração da mesa na ceia de Natal, frequentemente não são consumidas nessa refeição. Para evitar o desperdício, Renata diz que é importante organizar o consumo ao longo da semana, priorizando as frutas que já estejam cortadas, como o abacaxi e o melão, por exemplo, seguidas pelas mais delicadas, como as cerejas e os pêssegos. “Para quem vai viajar, as frutas também são boas opções de lanches durante os trajetos das viagens”, lembra. 

Ela alerta que se for levar alguma preparação nas viagens, o cuidado com o armazenamento durante o transporte é fundamental. “Bolsas e caixas térmicas com blocos de gel congelados garantem a refrigeração por algumas horas, dependendo da qualidade do recipiente em que armazenamos os alimentos. O ideal é não levar sobras para ambientes como praia e acampamentos, pois o risco de ocorrer mau armazenamento favorece que o alimento estrague com mais facilidade e pode aumentar o risco de intoxicação alimentar”.
 
 A nutricionista ensina três receitas para aproveitar as sobras da ceia.

Risoto com tender  


½ litro de caldo de legumes caseiro 
4 colheres de sopa de manteiga com sal  
1 cebola média ralada  
1 xícara de chá de arroz arbóreo 
1 xícara de chá de vinho branco seco 
2 xícaras de chá de tender desfiado ou em cubos bem pequenos 
Sal a gosto 
Queijo parmesão fresco ralado a gosto para polvilhar 

Modo de preparo:
Aqueça o caldo de legumes em uma panela e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até que fique transparente. Adicione o arroz e refogue por mais 3 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até evaporar. Adicione o tender e uma concha de caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando o arroz começar a secar, adicione mais caldo de legumes, uma concha de cada vez, até que o arroz fique al dente. Acerte o sal, conforme sua preferência. Desligue o fogo e sirva com o queijo parmesão polvilhado.  

Salpicão de peru  
2 xícaras de chá de peru desfiado  
1 xícara de chá de cenoura ralada 
½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas  
1 maçã média picada em cubos Suco de 1 limão  
2 colheres de sopa de salsa picada 
1 e ½ xícara de chá de creme de leite fresco 
1 colher de sopa de mostarda 
2 xícaras de chá de batata palha  
Sal a gosto  

Modo de preparo:
Misture delicadamente todos os ingredientes, deixando a batata palha para cobrir a preparação. Deixe na geladeira por 2 horas antes de servir.  

Farofa de arroz 
½ xícara de chá de bacon picado 
½ cebola picada 
½ pimentão verde picado  
1 cenoura média ralada 
½ xícara de chá de azeitonas picadas 
2 xícaras de chá de arroz cozido  
2 tomates picados 
1 xícara de chá de farinha de mandioca 
2 colheres de sopa de salsinha picada 
Sal a gosto  
 


Modo de preparo:
Aqueça o bacon em uma panela e deixe dourando. Acrescente a cebola, o pimentão, a azeitona e deixe refogar. Adicione o arroz, a cenoura ralada, a salsinha, o tomate e a farinha de mandioca. Misture delicadamente e desligue o fogo em seguida. Acerte o sal, se necessário, e sirva.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
 
Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/
 
Siga o Oba Hortifruti
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DF – REDE OBA HORTIFRUTI
Proativa Comunicação
Contatos: Sarah Farias (61) 99816-0852/ Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @ProativaC

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *