Por que Fernanda Torres enfrenta Angelina Jolie e Nicole Kidman e não Demi Moore no Globo de Ouro
A premiação dobra o número de indicações nas categorias de atuação. Contudo, gera ‘confusão” entre artistas que podem ser concorrentes diretas no Oscar
A histórica indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres pelo longa ‘Ainda Estou Aqui’ – 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, realizar o mesmo feito com ‘Central do Brasil’ – já é uma grande honraria não apenas para a brasileira, como também para o nosso cinema, que também pode comemorar a indicação do filme de Walter Salles na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Contudo, para esta cerimônia específica a concorrência da atriz brasileira não conta com nomes exaltados para a temporada de premiações tampouco com alguns medalhões da indústria em seu caminho, como Amy Adams, Cynthia Erivo e Demi Moore.
Tudo isso se deve porque ao mesmo tempo que as indicações para as categorias de atuação dobram no Globo de Ouro, já que a cerimônia “abre o leque” para produções dramáticas e para filmes de comédia ou musical, ela separa atrizes que em eventos com menos indicações, como o Oscar, disputarão prêmios diretamente. Com isso, os ‘Golden Globes’ costumam gerar alguns resultados bizarros, como o que acontece exatamente nesta edição.
Fernanda concorre na categoria de Melhor Atriz em Drama com Pamela Anderson (‘The Last Showgirl’), Angelina Jolie (‘Maria’), Nicole Kidman (‘Babygirl’), Tilda Swinton (‘O quarto ao lado’) e Kate Winslet (‘Lee’). Grandes concorrentes, com atuações elogiadas em ótimos filmes. Mas falta gente aí, não falta?
Sim, a filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres não terá pelo caminho concorrentes como Amy Adams (‘Nightbitch’), Cynthia Erivo (‘Wicked’), Karla Sofía Gascón (‘Emilia Pérez’), Mikey Madison (‘Anora’), Demi Moore (‘A Substância’) e Zendaya (‘Ricais’). Todas elas disputam a categoria principal de atuação nos gêneros comédia e musical (por mais que o mundo entenda que ‘A Substância’ está bem longe de ser encaixado nessas categorias). Mas Hollywood tem um problema histórico sobre em qual de suas “gavetas” ela acomoda as produções de terror.
Fato é que o Globo de Ouro sem sombra de dúvidas é um ótimo indicador para uma possível indicação ao Oscar para Fernanda Torres, principalmente porque ela figura entre as artistas mais cotadas a concorrer a uma estatueta da Academia. Contudo, ela não conta com grandes concorrentes que podem muito bem disputar o prêmio no Oscar, casos de Karla Sofía Gascón e Mikey Madison, muito bem posicionadas nas prévias por uma indicação à principal festa do cinema.
Só nos resta agora torcer para Fernanda fazer ainda mais bonito no Globo de Ouro e, mais ainda, chegar ao Oscar para representar o cinema brasileiro tão bem quanto sua mãe.
*Com informações de Revista Monet