Pela defesa do planeta, Nasa vai interceptar asteroide em 2022
No próximo dia 24 de novembro, por volta das 6h da manhã, a NASA irá enviar para o espaço a missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), que tem como objetivo alterar a órbita de um sistema de asteroides. Caso a missão seja bem-sucedida, as agências espaciais de todo o mundo conseguirão entender como defender a Terra de ameaças externas, como meteoros, asteroides e outros corpos celestes que possam acabar invadindo nossa atmosfera.
O foguete que carregará a DART em direção à órbita será o Falcon 9, da SpaceX, e a missão só chegará ao seu destino em setembro do ano que vem. Posteriormente, alguns objetos serão acoplados na lua Dimorphos para entender melhor sua trajetória após o impacto.
“Os astrônomos serão capazes de comparar suas observações de telescópios da terra antes e depois do impacto causado pelo DART e poderão determinar quanto a órbita dessa lua mudou. Esse cálculo é crucial para entendermos como o asteroide respondeu aos nossos esforços“, disse Tom Statler, cientista do DART na NASA, em um comunicado.
As informações serão reunidas e calculadas por cientistas da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana, que trabalharam tanto no desenvolvimento do DART e agora terão papel crucial para entender seu impacto no asteroide Dydimos.
“O DART é o primeiro método testado para conseguirmos nos defender de asteroides que posam como um risco para nosso planeta. Asteroides desse tipo são um risco para toda a humanidade e estamos ansioso para trabalhar com amigos da Itália e da Europa para conseguir as melhores informações sobre esse experimento“, afirma Andrea Riley, chefe do programa.
*Com informações do Hypeness.