PARQUE DA GRANJA DO TORTO espaço múltiplo para Brasília.
A famosa e antiga Granja do Torto ganhou novos contornos compatíveis com a cidade moderna e ótimos espaços de convivência comunitária.
Em setembro o Parque da Granja do Torto ganhou um novo formato institucional estabelecido pela Lei e a nova administração e o Presidente, Fábio Cipriano Chaves, foram indicados pelo Governador Ibaneis.
Em entrevista para a Revista Pepper, o presidente da Granja, Fábio Cipriano Chaves, esclareceu alguns pontos e nos deu maiores detalhes sobre o espaço que recebe um dos maiores eventos de Brasília.
Em que isto melhora a utilização daquele espaço tão icônico?
Facilitou em muito sua gestão na medida em que sua nova formatação institucional permite maior flexibilidade administrativa, desembaraço nos processos de contratação e gestão e mais facilidade na montagem de parcerias com outros organismos públicos o com o Setor Privado.
É ainda ligada ao GDF?
Ainda é ligada ao GDF e à Secretaria de Agricultura, mas agora com maior flexibilidade administrativa e operacional com menor dependência da burocracia governamental.
Como se pode colocar aquela área à disposição da população de BSB?
A área de 80 hectares, ao lado do Parque Nacional, a cerca de 8 km da rodoviária de BSB com amplo e fácil acesso e estacionamento, é extraordinariamente propicia à realização de eventos de qualquer natureza. Veja que durante a já tradicional MOTO CAPITAL, este ano, recebemos cerca de 800.000 visitantes sem nenhum problema operacional e/ou logístico, a 24ª EXPOABRA é outro exemplo de utilização com daquele espaço.
Mas pode ser mais explorada?
Com certeza a área pode ser muito mais aproveitada pela população de nossa cidade, contudo, suas limitações administrativas anteriores dificultavam em muito seu aproveitamento. Hoje as condições de uso e administração são extraordinariamente mais acessíveis e convenientes.
Como a área e a infraestrutura existente podem ser mais bem utilizadas?
Evidentemente nossa atenção prioritária está focada na área da agricultura, pecuária e abastecimento, contudo a Granja do Torto é um espaço à disposição de Brasília e de sua população além de parceiros que possam se interessar por sua utilização em áreas que possam ser compatibilizadas com seus temas de atenção prioritária. Suas características físicas e institucionais permitem que se realizem naquele espaço, atividades das mais diferentes áreas tais como esportes, cultura, lazer, turismo, atividades ligadas ao comercio ou à indústria, a atividades urbanas e rurais.
De forma geral o que temos hoje de infraestrutura na Granja do Torto?
De fora para dentro, contamos hoje com acesso absolutamente privilegiado e localização pertíssimo do centro de Brasília com acesso por pista dupla até seus amplos e confortáveis estacionamentos para mais de 20.000 veículos.
Internamente e disponíveis para uso geral contamos um espaço de 120.000m2, com estandes amplos e espaçosos galpões, auditório para mais de 1.000 pessoas, tathersal para leilões e eventos, estádios e espaços abertos, além de amplos e confortáveis banheiros, restaurantes e áreas livres para montagem de estandes específicos.
Cabe referência especial à nossa preocupação com a disponibilização de áreas de segurança e atendimento médico além de espaços para shows e demonstrações.
As instalações podem ser adaptadas para diferentes tipos de eventos?
A construção da infraestrutura existente obedeceu a critérios de engenharia e arquitetura, que permitem sua adaptação a um sem numero de eventos que possam ser realizados no local. Além disso, a finalidade não lucrativa do Parque permite que sejam operados custos significantemente facilitadores para a realização dos eventos.
Como está a programação atual?
Ainda no início de nossa administração, já realizamos com inquestionável sucesso o Brasília Moto e a EXPOABRA, nossa intenção é ocupar o Parque durante todo o ano e já estão planejadas feiras nas áreas de silvicultura, conservação e recuperação de solos, fruticultura, vinicultura entre outras cujos contatos ainda estão amadurecendo.
Quem sabe abrimos espaço para exposição de pimentas e outros temperos tão tipicamente brasileiros.