Papa Francisco teve amor de infância e disse: ‘Se não casar com você, viro papa’; saiba quem foi a eleita

Pais da amada foram contrários a relação

A frase é forte: “Se não casar com você, viro papa”. A promessa escrita, de fato, foi cumprida. Trata-se de uma carta enviada por Papa Francisco a amada Amalia Damonte, quando tinham apenas 12 anos. Vizinhos, os dois eram grandes amigos, mas a família da jovem não aprovava qualquer relação.

“Quando éramos jovens, Bergoglio (sobrenome de batismo de Papa Francisco) me escreveu uma carta e eu não o respondi. O que eu queria era que ele desaparecesse do mapa. Meu pai me bateu porque eu tinha tido a ousadia de escrever uma carta para um garoto. (Francisco) me mandou um desenho, na carta, de uma casa com telhado vermelho e disse que seria onde nós moraríamos quando a gente se casasse”, disse Amalia Damonte ao “The Telegraph”, de Londres, em 2013, quando o Papa Francisco foi eleito ao posto.

Os dois não se viram mais com o passar do tempo, por conta da pressão dos pais de Amalia para afasta-los. Ao relembrar do episódio, a argentina diz que se tratava apenas de um afeto entre crianças. Não poderia ser chamado de uma grande história de amor.

“Acho que ele me pediu em casamento porque queria seguir o exemplo do que tinha em casa com a própria família. E amor? Naquela idade, eu não sabia o que era isto. Eu só fui descobrir o que era amor já bem mais velha. Ali, eu só era uma pequenina. E não tenho nada a esconder. Foi algo entre crianças e totalmente puro”, disse.

O amor de infância do Papa Francisco — Foto: La Republica/Reprodução/Youtube
O amor de infância do Papa Francisco — Foto: La Republica/Reprodução/Youtube

Papa Francisco já ficou noivo de uma mulher

Antes de seguir no seminário, aos 21 anos, Papa Francisco foi noivo de uma mulher, como contou na biografia “Esperança”, lançado em 2024. “Era uma moça muito doce que trabalhava no mundo do cinema e que depois se casou e teve filhos”, relembrou o pontífice, em trecho destacado pela revista “People”.

Já seguindo os estudos da fé, o argentino disse que teve “uma recaída” ao ir ao casamento de um tio. “Me vi encantado por uma jovem em particular. Ela era tão bonita, tão inteligente, que me deixou tonto. Durante uma semana fiquei com a imagem dela na cabeça e tive dificuldade para rezar. Felizmente, isso passou, e consegui dedicar minha mente e meu corpo à vocação”, relembrou.

Jorge Maria Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu na manhã desta segunda-feira — Foto: Marco Bertorello/ AFP
Jorge Maria Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu na manhã desta segunda-feira — Foto: Marco Bertorello/ AFP

*Com informações de Extra

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *