Os Ditados Populares mais famosos do Brasil

Confira os principais ditados, provérbios e ditos populares brasileiros e o que cada um deles quer dizer!

Os ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, que fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo empregadas na comunicação. Além da característica de ser uma frase curta, alguns apresentam rima, um recurso oral facilitador da memorização, o que contribui para que esses provérbios permaneçam e estendam-se entre várias gerações.

Como se trata de uma frase popular, repetida durante gerações, a origem dessas expressões pode ser conhecida ou não, bem como pode ser incerta. A Pepper separou alguns dos principais ditados populares e seus significados. Confira:

A pressa é a inimiga da perfeição: mostra que é necessário ter paciência e fazer as coisas devagar para alcançar os objetivos.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: sinaliza que é necessário persistência para conseguir o que se deseja.

Águas passadas não movem moinho: remete à ideia de que o que passou, passou, e que não é possível mudar o passado.

Há males que vêm para bem: significa que um acontecimento aparentemente ruim pode representar algo bom no futuro.

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando: indica que é mais importante ter algo menos valioso, mas concreto, do que algo valioso, mas que é difícil de ser obtido.

Mente vazia, oficina do diabo: apresenta que, quando alguém não tem atividades, o tempo ocioso toma conta da sua mente, motivando a ter pensamentos negativos.

Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje: nesse caso, a ideia é que a pessoa faça agora mesmo as suas atividades, pois depois elas se acumularão.

Amigos, amigos, negócios à parte: significa que as amizades podem ser abaladas quando há dinheiro envolvido. Por isso, não é bom misturá-los.

Onde Judas perdeu as botas: remete a um lugar longe e desconhecido.

Tirar o cavalo da chuva: significa que a pessoa não deve esperar que determinado acontecimento ocorra, ou seja, a pessoa deve desistir porque tal coisa não acontecerá.

Cada macaco no seu galho: apresenta o conceito de que cada um deve cuidar da sua vida e não se intrometer na do outro.

Casa da mãe Joana: refere-se a um lugar onde as pessoas têm liberdade para entrar e fazer o que quiserem.

Pensando na morte da bezerra: significa que a pessoa estápensativa, introspectiva e alheia ao seu redor.

Deus ajuda a quem cedo madruga: remete apessoas determinadas, que acordam cedo para trabalhar ou estudar, conseguem seus objetivos.

Quem não chora, não mama: se refere a necessidade de sabermos verbalizar aquilo que queremos e precisamos. Mesmo um bebê, embora não consiga falar, usa o choro para comunicar que está com fome. Assim, cada um deve usar a sua voz para pedir aquilo que quer.

De grão em grão, a galinha enche o papo: usamos esse ditado quando queremos dizer que determinado objetivo será alcançado aos poucos, etapa por etapa.

Por ele eu ponho minha mão no fogo: significa que uma pessoa confia cegamente na outra a ponto de acreditar em tudo que ela fala.

Quem não é visto, não é lembrado: ressalta que pessoas que se isolam ou não se mostram podem ser esquecidas ou substituídas por outras que estão mais à vista.

Quem não tem cão caça com gato: remete a ideia de que, quando não temos algum objeto adequado para realizar a atividade, devemos improvisar.

Quem ri por último, ri melhor: é a ideia de que a vida dá voltas e quem está no topo pode descer subitamente. Por isso, não é aconselhável rir da desgraça alheia, já que todos somos humanos e não sabemos como vai ser o dia de amanhã.

Diga com quem anda que lhe direi quem és: esse usamos para dizer que o caráter de uma pessoa pode ser definido pelo caráter das suas amizades.

Filho de peixe, peixinho é: usamos para dizer que os filhos têm atitudes parecidas às que têm os seus pais.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido: significa que as pessoas que prejudicam outras serão prejudicadas um dia da mesma forma.

Um dia é da caça, outro, do caçador: significa que as pessoas têm dias e dias, que podem ser bons ou ruins, portanto, vida que segue.

Com certeza você já usou alguma dessas expressões. Conta pra gente nos comentários qual costuma usar, ou qual você não conhecia!

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *