O segredo do mais novo filme de máfia com Robert De Niro que o estúdio e os produtores não querem que o público saiba

A obra protagonizada pelo duas vezes vencedor do Oscar vai contra as novas diretrizes da empresa

A Warner Bros implementou uma política de cancelamentos, priorizando filmes que, potencialmente, podem se dar bem em bilheteria. ‘Batgirl’, por exemplo, já estava pronto, mas o estúdio decidiu não lançá-lo. O mesmo ocorreu com ‘Coyote vs Acme’, que mistura os personagens de ‘Looney Tunes’ com o “mundo real” – esse, porém, está em negociações para ser lançado pela Ketchup Entertainment.

Em compensação, o estúdio tem grandes produções prontas para serem lançadas, e que são propensas a lucrar em bilheteria. ‘F1’, com Brad Pitt; ‘One Battle After Another’ (ainda sem tradução para o português), com Leonardo DiCaprio e Sean Pean; e uma história anterior a ‘Onze Homens e Um Segredo’, com Margot Robbie e Ryan Gosling como pais do protagonista da franquia, Danny Ocean.

Entretanto, o novo filme de máfia de Robert De Niro – que interpreta dois personagens -, ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ (2025), é um lançamento que vai contra os ideais de sucesso do estúdio. O que levanta a questão: ele sempre fez parte da nova fórmula da empresa ou é um caso de tratamento preferencial?

Robert De Niro como seus dois personagens em 'The Alto Knights: Máfia e Poder' — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Robert De Niro como seus dois personagens em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Dirigido por Barry Levinson, de 82 anos, e escrito por Nicholas Pileggi, de 92, o longa-metragem custou US$45 milhões e faturou somente US$ 3 milhões no seu final de semana de estreia. Ainda, o site Metacritic deu uma nota 48/100 para a obra.

Famoso por filmes de gangster, o vencedor do Oscar interpreta em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ dois nomes verdadeiros da máfia da cidade de Nova York do começo dos anos 1900: Frank Costello e Vito Genovese. A história acompanha o primeiro tentando sobreviver após a tentativa fracassada do segundo de matá-lo.

Robert De Niro em 'The Alto Knights: Máfia e Poder' — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Robert De Niro em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Segundo uma investigação do site Puck, de 2022, o projeto estaria conectado a uma história secreta de épocas passadas do estúdio. Matthew Belloni, responsável por escrever a matéria em questão, alega que ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ está com a Warner Bros. desde meados dos anos 70 (a fonte do ‘New York Times’ usada por ele, porém, não está disponível para visualização).

Além disso, ele declara que o CEO da Warner Bros Discovery, David Zaslav, persuadiu Michael De Luca, o presidente da Warner Bros Entertainment, a dar luz verde ao filme. Esse pedido, porém, não poderia ter nenhuma relação com o histórico recente de De Niro, Levinson ou Pileggi.

Nos últimos anos, o ator teve mais fracassos de bilheteria do que sucessos. Por sua vez, o diretor não fez nenhum grande filme desde ‘Rock em Cabul’, de 2015. E o roteirista, apesar de ser responsável por ‘Os Bons Companheiros’ (1990) e ‘Casino’ (1995), também não escreveu nada importante desde 2012.

Robert De Niro em 'The Alto Knights: Máfia e Poder' — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Robert De Niro em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Por isso, a pergunta persiste: como ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ foi lançado, enquanto muito outros filmes da Warner Bros. foram descartados? Segundo Belloni, um dos produtores originais do filme, Irwin Winkler, comentou sobre o roteiro, que já estava pronto, com Zaslav – sabendo que o CEO e [o roteirista] Pileggi são grandes amigos.

Então, mesmo que o até então presidente do estúdio, Toby Emmerich, não tenha concordado com o projeto – alegando que o preço da produção não justificaria o público que teria nos cinemas – o CEO Zaslav teve a última palavra e a obra seguiu com sua produção.

Mesmo depois que Michael de Luca e Pamela Abdy assumiram o lugar de Emmerich (que renunciou em junho de 2022), o filme favorito de Zaslav continuou sendo feito – mesmo que tenha sido através de métodos questionáveis nos bastidores.

Robert De Niro em 'The Alto Knights: Máfia e Poder' — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures
Robert De Niro em ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

No passado, filmes da máfia eram sucesso de bilheteria na certa, mas, há um tempo, filmes que apresentam um pouco mais de fantasia dominam a indústria cinematográfica. Talvez, ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’ acabe se tornando a exceção e dê um bom retorno à Warner Bros.

Entretanto, o segredinho sujo por trás da produção já se tornou uma “pedra no sapato” da companhia. Afinal, mesmo diante da possível queda do estúdio considerado um império cinematográfico, que adotou novas medidas porque está perdendo dinheiro diariamente, o favoritismo ainda levou a melhor.

Confira abaixo o trailer de ‘The Alto Knights: Máfia e Poder’.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *