O que é Dating Burnout?

Você já ouviu falar em Dating Burnout? Esse termo está relacionado a estudos que examinam o comportamento das pessoas em aplicativos de namoro e indicam a existência de um problema associado ao desgaste mental e emocional extremos decorrente dessa abordagem.

O que é o Dating Burnout?

Se você é um usuário frequente de aplicativos de relacionamento como Tinder, Bumble ou Inner Circle, possivelmente está familiarizado com a dinâmica envolvida: é necessário combinar matchs e iniciar conversas a partir do zero, tudo visando conhecer novas pessoas e talvez estabelecer um relacionamento.

Embora a prática tenha se tornado popular e conveniente, é comum sentir frustração e desânimo devido à falta de empatia ou à existência de interações superficiais que não vão além de algumas trocas de mensagens. E há ainda o temido “ghosting”, que é quando uma pessoa simplesmente some e para de interagir com você.

O estresse constante desses aplicativos pode resultar na síndrome conhecida como Dating Burnout, ou burnout de relacionamento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Happn sobre o comportamento de seus usuários, foi constatado que 81% das pessoas no Brasil gastam mais tempo curtindo perfis de outros usuários que respondendo às mensagens dos seus matches.

Estudos relacionados ao comportamento dos usuários no Happn apontam para a dificuldade em iniciar uma interação (Imagem: Ketut Subiyant/Pexels)
Estudos relacionados ao comportamento dos usuários no Happn apontam para a dificuldade em iniciar uma interação (Imagem: Ketut Subiyant/Pexels)

Além disso, mais de 71% dos entrevistados expressaram ansiedade ou medo de perder oportunidades por não estarem online e interagindo no aplicativo. Esses sentimentos podem ser atribuídos à pressão social e à sensação de que estar constantemente presente e ativo no aplicativo é necessário para ter sucesso.

Outros problemas, segundo a pesquisa, se relacionam ao fato de 76% das pessoas terem mais de um app de namoro instalado no celular e a 94% afirmarem não saber como iniciar uma conversa.

Como saber se sofro de Dating Burnout?

Os sinais geralmente relacionados ao Dating Burnout são:

  • Frustrações recorrentes devido a rejeição e falta de sintonia com outros perfis;
  • Isolar-se de amigos e atividades do cotidiano pelo excesso de uso de apps de paquera;
  • Baixa autoestima e sensação de solidão por considerar-se indesejável ou insuficiente para outras pessoas.

O que fazer ao sentir Dating Burnout?

É importante estar ciente desses sinais de desgaste emocional ao usar aplicativos de relacionamento e buscar equilíbrio nessa prática.

Priorizar seu bem-estar mental e emocional é fundamental para evitar o burnout e manter uma abordagem saudável e positiva ao buscar conexões online.

Os pensamentos negativos, como não se sentir atraente, interessante o suficiente ou que não merece o amor de outra pessoa, podem se tornar um problema de impacto profundo na saúde mental. Por isso, ao sentir sinais de Dating Burnout, é indicado recorrer a um terapeuta ou psicólogo para evitar que o problema se agrave.

*Com informações de Canal Tech

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *