O que é a Comic-Con e qual a sua importância?
Considerado a maior convenção geek e de cultura pop do mundo, o evento acontece anualmente em San Diego
A San Diego Comic-Con é uma convenção geek e de cultura pop realizada anualmente na Califórnia, nos Estados Unidos. A edição deste ano começa nesta quinta-feira (25) e vai até domingo (28).
Durante quatro dias, o evento reúne fãs do mundo inteiro e apresenta painéis, seminários, exposições e workshops, além de trazer novidades sobre filmes, séries e quadrinhos. A revista Forbes classificou o evento como a “maior convenção do gênero do mundo”.
A Comic-Con começou em 1970 como uma pequena reunião entre fãs de histórias em quadrinhos e produções relacionadas à ficção científica e fantasia, no entanto, ao longo dos anos, passou a incluir uma grande variedade de elementos da cultura pop. Ela é uma organização sem fins lucrativos e os lucros vão para o financiamento do próprio evento.
Atualmente, a Comic-Con é o principal evento do calendário anual de San Diego, sendo o responsável por trazer milhares de pessoas do mundo inteiro ao local, movimentando a economia e o turismo.
O evento é um grande momento para os fãs e para o mercado – de entretenimento e turismo. Os acontecimentos na convenção são responsáveis por ditar o noticiários do entretenimento. Isso porque empresas e criadores aproveitam os milhares de fãs e a atenção da imprensa para anunciar novidades e exibir materiais com exclusividade.
Por exemplo, estúdios como HBO, Marvel e DC costumam usar o espaço para levar talentos e revelar planos futuros, causando uma comoção entre os fãs presentes.
Neste ano, novidades sobre “The Boys”, “Doctor Who”, “Senhor dos Anéis”, “Jurassic World”, “Star Trek” e os próximos lançamentos da Marvel estão entre os destaques da programação.
*Com informações de CNN