Numerologia: entenda como funciona a pirâmide invertida e quando usá-la
Também conhecida como “triângulos da vida”, conceito pode trazer informações únicas sobre o desenvolvimento e tendências futuras da vida de alguém; entenda
Algumas pessoas sustentam a crença de que tudo ocorre por uma razão, que não há coincidências em nossas experiências — cada ação individual se entrelaça e se conecta com as de outras pessoas, moldando as circunstâncias que cada um de nós enfrenta atualmente.
Como forma de compreensão dos significados estruturais da existência humana, bem como as forças que a impulsionam, existe a numerologia, uma prática milenar que interpreta a personalidade dos números, associando às letras do nome, para compreender o comportamento e a personalidade de uma pessoa.
Uma maneira de interpretar o comportamento humano é por meio da utilização da pirâmide invertida (ou matrizes matemáticas e triângulos da vida), conceito que oferece insights sobre a personalidade única de cada indivíduo, suas influências sobre os outros e o desenvolvimento de suas vidas, bem como as tendências futuras.
“Muitos ainda tratam a numerologia como um meio de adivinhação. E, com essa percepção distorcida, os números seriam um mediador ou um negociador entre o divino e o terreno, onde se acredita que a alteração de determinados números específicos teria o poder de atribuir qualidades a pessoa ou mesmo alterar seu futuro e destino”, afirma Rei Garcia, escritor, pesquisador e historiador de numerologia, além de ser o desenvolvedor da numerologia quântica.
Entendendo a pirâmide invertida
Compreender a interpretação da pirâmide invertida na numerologia exige um conhecimento detalhado de cada número, visto que esta prática pode revelar informações sobre a personalidade, habilidades, desafios e até mesmo as perspectivas futuras de como a vida de alguém tende a se desenvolver.
“A numerologia analisa números e interpreta o que eles têm a informar. Também os relaciona de maneira ordenada às letras, em busca de entender a personalidade das pessoas“, explica Garcia.
Adicionalmente, o historiador esclarece que as letras do nome de qualquer indivíduo, quando organizadas em sequência, constituem as chamadas matrizes. Cada letra é correlacionada a um número, e cada matriz (também chamada de pirâmide invertida) é formada por pares de números, comumente referidos como arcanos.
“O nome que lhe foi dado ao nascer, pode ser visto e lido da mesma forma como se lê uma partitura musical. Sua vida pode ser visualizada através das letras de seu nome, da mesma forma como uma sequência de notas se apresenta em uma partitura musical, onde cada letra, individualmente, pode ser vista como uma nota que é entonada em um momento específico, com uma determinada intensidade e característica”, continua.
Para exemplificar, o escritor também conta que, ao todo, a pirâmide pode ser resumida em quatro matrizes existentes, e que cada uma delas pode trazer orientações sobre questões específicas de comportamento e desenvolvimento em cada período de nossa vida.
“Se somos capazes de entender como a nossa vida vem se desenvolvendo e por quais motivos chegamos em determinadas situações, podemos também entender como a nossa vida tende a se desenvolver, o que nos possibilita corrigir erros e promover as mudanças necessárias para que a nossa vida se desenvolva da maneira mais próxima do que esperamos”, reforça ao detalhar a importância da análise da pirâmide invertida.
Quais são as 4 matrizes?
A Matriz Principal reflete os aspectos gerais da vida e está ligada às intenções e interesses em cada momento da vida. “Como nos comportamos em relação ao quadro geral de nossa vida no passado, como estamos nos comportando no momento presente e como tendemos a nos comportar no futuro de acordo com a maneira que estamos agindo”, conta o numerólogo.
A Matriz Pessoal mostra nossas realizações, demonstra as atitudes íntimas da pessoa individualmente. “Como estamos nos entendendo e como tendemos a nos perceber no futuro, quais as mudanças possíveis em nosso comportamento e atitudes. Qual a nossa satisfação ou insatisfação”, diz.
A Matriz Social orienta o comportamento de cada pessoa. “Como influências externas interferem a vida individualmente. Quão suscetível estamos às críticas, opiniões, como convivemos com as pessoas no passado, como estamos interagindo no presente e, consequentemente, como tendemos a ser influenciados no futuro se mantivermos o mesmo comportamento que estamos apresentando”, explica.
A Matriz do Destino detalha como a vida é estrategicamente calculável. “Ela demonstra os possíveis eventos diante do quadro geral apresentado na Matriz Principal, combinado com os Matriz Pessoal e Social. Orienta quais são as nossas expectativas, onde queremos chegar e onde realmente chegaremos se continuarmos nos comportando da maneira que estamos fazendo e o que devemos mudar para chegarmos aonde realmente queremos”, continua.
Quando usar a pirâmide invertida?
Resumindo em três principais fatores, esta metodologia pode ser utilizada das seguintes maneiras:
- Autoconhecimento: ao analisar os números relacionados às letras, é possível obter informações sobre os padrões comportamentais, desafios pessoais e as aspirações futuras de qualquer indivíduo;
- Tomada de decisão: ao considerar a orientação oferecida, uma pessoa pode tomar decisões mais conscientes e alinhadas com seu verdadeiro eu, evitando possíveis armadilhas e obstáculos ao longo do caminho;
- Crescimento espiritual: aos que acreditam, também pode servir como um guia para a jornada espiritual, ajudando os praticantes a explorar sua própria natureza e a conectar-se com o sagrado dentro de si mesmos.
*Com informações de CNN