Nova York vai inaugurar museu dedicado à cultura LGBTQIAP+
Nova York vai ganhar o seu primeiro museu dedicado à vida, cultura e história do movimento LGBTQ+. O local deve ficar pronto em 2024 e vai ocupar um andar inteiro, com mais 5 mil m², no novo prédio do The New York Historical Society, próximo ao Central Park e ao Museu de História Natural.
A ideia de um espaço para registrar a história do movimento e exibi-la já era discutida por ativistas por décadas, mas agora finalmente os planos vão sair do papel.
Museu LGBTQ+ em Nova York
O projeto de US$ 140 milhões pretende apresentar um grande acervo de artefatos que apresentem os principais personagens e eventos no movimento LGBTQ+ ao longo da história e funcionará como um arquivo vivo para os seus visitantes.
O acervo cobrirá não apenas a história do movimento em Nova York, mas também em outras partes dos Estados Unidos e em outros países. O local terá áreas de estudo, um terraço com jardim e diversas galerias.
O museu é muito bem-vindo e vai ajudar a cidade com a sua fama de abrigar diversos museus de todas as temáticas como o MET (Metropolitan Museum of Art), Museu de História Natural, Guggenheim, MoMa (Museu de Arte Moderna), além do Museu Leslie-Lohman de Arte cujo acervo é exclusivo de peças de artistas LGBTQ+.
Saiba mais sobre o museu no site (clique aqui).
Museus LGBTQ+ no mundo
Esse não será o primeiro museu dedicado a história do movimento LGBTQ+ no mundo. Existem diversos outros espalhados pelo mundo com proposta parecida com o que será aberto em Nova York, inclusive no Brasil! Confira uma lista com alguns deles:
- The LGBT Historical Society Museum – São Francisco, Estados Unidos
- Museu da Diversidade Sexual – São Paulo
- Museu da Homossexualidade – Berlim, Alemanha
- Australian Queer Archives – Melbourne, Austrália
- IHLIA LGBT Heritage – Amsterdã, Holanda
- Canadian Lesbian & Gay Archives – Toronto, Canadá
*Com informações de Melhores Destinos