Noruega proíbe influenciadores de postarem fotos com edição no corpo
A lei proíbe que alterações sejam feitas sem um aviso claro na foto
O governo da Noruega deu um passo importante na luta contra a dismorfia corporal. A partir de agora, qualquer foto com alteração e retoques deve ser sinalizada com um selo criado pelo Ministério da Criança e da Família norueguês.
A regra vale para qualquer foto que altere o formato do corpo e não só para retoques. Fotos tiradas com o uso de filtros que alteram características físicas também serão punidas. A pena para quem descumprir a regra pode levar à prisão.
O objetivo da iniciativa é criar redes sociais mais reais, evitando que padrões inalcançáveis sejam seguidos, mas, o governo sabe que não será uma tarefa fácil monitorar todas essas postagens, já que não é tão simples afirmar que uma foto foi editada. Um ponto levantado por influenciadores é sobre as outras edições, como alteração de luz e saturação da imagem, que podem afetar a pele de quem está retratado.
Apesar disso, os influenciadores do país parecem estar satisfeitos com as mudanças. Em entrevista ao jornal local, Verdens Gang, a influenciadora Annijor Jørgensen afirma: “Filtros deveriam ser algo divertido, algo que te faz dar risada. Não algo que cria um falso padrão de beleza”. Alguns influenciadores se posicionaram pedindo para estender a lei para todo e qualquer conteúdo, mas não sabem se esse projeto irá para a frente.
O projeto vêm como uma resposta ao conceito de “kroppspress”, ou pressão estética, em noruegês e como isso afeta os jovens no país. “A pressáo estética sempre está lá, muitas vezes imperceptível e difícil de combater”, disse o ministro em nota. “Esperamos que essa medida seja uma boa contribuição para o impacto negativo que a publicidade tem, principalmente nos jovens.”
*Com informações da Glamour