No adeus à Fórmula 1, Vettel destaca privilégios, responsabilidades e valores

“Se podemos transmitir valores importantes a alguém, isso é grande”, discursou o tetracampeão

Sebastian Vettel terminou o Grande Prêmio de Abu Dhabi apenas na décima colocação, mas foi um protagonista da prova que encerrou a temporada 2022 da Fórmula 1.

O fim de semana marcou o adeus do tetracampeão à categoria. E na última corrida antes de se aposentar, o alemão da Aston Martin recebeu homenagens, comemorou com manobras na pista e teve direito a uma entrevista ainda na pista – o que, em geral, é reservado apenas aos três primeiros colocados.

“Os últimos dois anos foram um pouco decepcionantes, do ponto de vista esportivo, mas muito úteis e importantes em minha vida. Muitas coisas aconteceram. Muitas coisas que me fizeram perceber que é um grande privilégio estar na posição em que estamos – e com isso vêm as responsabilidades”, disse Vettel.

“Espero passar um pouco disso para os outros pilotos, para que continuem um pouco do bom trabalho. É ótimo ver que temos o poder de inspirar vocês (público) com o que fazemos e com o que dizemos”, acrescentou.

Dono de quatro títulos ainda nos tempos de Red Bull (2010 a 2013), Vettel foi contratado pela Ferrari como esperança de novas conquistas, que não vieram. Em seis anos (2015 a 2020) na escuderia italiana, foi duas vezes vice-campeão (2017 e 2018), mas chegou a passar todo um ano sem vencer corridas (2020).

Na Aston Martin, foi contratado para liderar a evolução da equipe a partir de 2021 – até 2020, com o nome de Racing Point, o time brigava regularmente por pontos e pódios, e chegou a conquistar uma vitória com Sergio Pérez no GP de Sakhir de 2020. No entanto, os resultados não foram os esperados, e o alemão conquistou apenas um pódio – o segundo lugar no GP do Azerbaijão de 2020.

Sem conseguir brigar por resultados melhores, Vettel passou a se destacar na F1 como um porta-voz de importantes causas sociais e ambientais. No meio de 2022, em meio a conversas sobre uma possível renovação de contrato, decidiu se aposentar.

“Acho que há coisas muito maiores e mais importantes do que correr em círculos, mas obviamente é o que amamos. E é verdade que, se podemos transmitir valores importantes a alguém, isso é grande. Para isso, os últimos dois anos foram ótimos para mim. Por isso, obrigado a todos pelo apoio, pelas mensagens, pelas cartas e por todo o amor em geral. Vou sentir falta disso. Foi uma grande alegria ao longo de minha carreira”, despediu-se.

*Com informações de Band

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *