Ninguém entende Brasília: Vídeo que mostra ‘rixa’ de farmácias viraliza nas redes
Registro chamou atenção pela quantidade de comércios da mesma marca em uma só rua
Um vídeo que mostra uma suposta “rixa” entre drogarias em uma rua de Brasília (DF) viralizou no Twitter. O conteúdo chamou atenção dos usuários pela quantidade de estabelecimentos do mesmo segmento e da mesma marca em uma pequena área, na chamada Rua das Farmácias. Postado nesta terça-feira (23), o tweet teve mais de 670 mil visualizações.
A narração descreve a ordem em que cada uma das lojas foi aberta, indicando que as inaugurações foram uma reação à chegada – ou insistência – dos concorrentes. PEGN procurou as empresas para esclarecer quais foram as estratégias por trás da abertura das lojas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
No meio de tantos empreendimentos voltados aos medicamentos, a única loja de outro ramo é a Zé das Baterias, focada em elétrica automotiva. O caso vira brincadeira no vídeo: “Mas e o Zé das Baterias, o que ele acha disso?”, diz a narração, referindo-se à competição entre as farmácias ao redor.
Em resposta a PEGN, Leandro Silva, proprietário do estabelecimento, conta que o negócio foi aberto por seu pai, José Geraldo, nos anos 1960. Com a morte dele, em 1998, Silva passou a cuidar da empresa. “Não sei ao certo porque o meu pai escolheu a localidade. Ele teve visão estratégica pelo local, que na época já era muito movimentado”, conta. Segundo ele, algumas drogarias chegaram a tentar comprar o ponto comercial, nos anos 1990.
Contexto
Apesar de ter gerado curiosidade entre usuários de outras cidades, a Rua das Farmácias é conhecida entre os moradores de Brasília por reunir diversos estabelecimentos do segmento.
Eduardo Vieira, vice-presidente Administrativo da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), explica que a divisão de ruas pelo tipo de serviço comercial é algo comum na região. “As empresas entendem que se estiverem em um espaço com outras do seu segmento, as pessoas vão preferir ir para lá”, afirma Vieira.
Nos comentários do tweet, alguns usuários disseram gostar da proposta. Uma mulher relatou que ia de farmácia em farmácia procurando pela melhor oferta de preços e chegava a comprar os medicamentos separados em diferentes lojas.
Vieira explica ainda que a localidade foi escolhida pela proximidade de dois hospitais, o Sarah Kubitschek e o Hospital de Base, que ficam a apenas um minuto de caminhada da Rua das Farmácias.
Além da rua focada em drogarias, a cidade também conta com a Rua das Elétricas e a Rua da Informática, também com uma grande quantidade de comércios voltados para essas áreas.
*Com informações de PEGN