NASA lança placa com mensagens dos Beatles e Einstein para humanos do futuro
Será lançada em outubro pela NASA a primeira missão espacial rumo aos asteroides troianos de Júpiter, grupo de corpos celestes que orbitam o planeta
O objetivo da missão é explorar os objetos rochosos que de tão antigos carregam informações sobre as origens da vida ou mesmo do universo: além de buscar explicações sobre a própria origem de tudo, a missão, porém, também enviará amostras de sabedoria da humanidade inscritas em uma placa – e se os Beatles já são compreendidos como a maior banda do universo por seus feitos terrenos, tal máxima agora se tornará literal.
O próprio nome da missão, Lucy, foi escolhido também por influência de uma canção da banda, a clássica “Lucy In The Sky With Diamonds”, escrita por John Lennon e Paul McCartney e lançada no disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967. A ideia é que a placa funcione como uma cápsula do tempo, para ser reencontrada pela humanidade no futuro, e traz trechos e frases escritas ou ditas pelos quatro membros dos Beatles, e também por outros grandes nomes recentes da humanidade.
De McCartney se lê na placa o trecho final da última música do último disco da banda, apropriadamente intitulada “The End”: “And in the end the love you take is equal to the love you make” (E no fim, o amor que você recebe é igual ao amor que você oferece, em tradução livre). A frase de John Lennon estampada na placa vem da canção “Instant Karma”, lançada pelo artista em carreira solo em 1970: “We All Shine on, like the moon and the stars and the sun” (Todos nós brilhamos, como a luz e as estrelas e o sol, em tradução livre).
Já a citação de George Harrison traz a complexidade e a profundidade da sabedoria oriental que movia os princípios do guitarrista: “When you’ve seen beyond yourself then you may find peace of mind is waiting there” (Quando você enxergar para além de si você então poderá encontrar a paz de espírito te esperando, em tradução livre), trecho da canção “Within You Without You”, também do clássico disco Pepper’s. De Ringo Starr a citação escolhida é a frase que se tornou seu slogan pessoal e que melhor representa a geração dos anos 60 que os Beatles lideraram: “Peace and Love”, ou simplesmente Paz e amor.
O nome da missão também se refere ao fóssil Lucy, um dos mais antigos esqueletos ancestrais humanos que se tem notícia, mas curiosamente o nome do fóssil também se deu por conta da canção de Lennon e McCartney, que tocava frequentemente no acampamento quando os ossos foram encontrados. Além dos quatro músicos de Liverpool, outras citações foram selecionadas para compor a placa, com frases de nomes como Martin Luther King Jr., o guitarrista do Queen, Brian May, a artista e compositora Yoko Ono, a poeta Joy Harjo, o astrônomo Carl Sagan – que já realizou placa semelhante enviada previamente ao espaço – e mais.
Se os Beatles são a inspiração da missão, o espírito da empreitada parece estar mesmo definido pela citação de Albert Einstein também impressa e enviada ao espaço pela Lucy: “O mais importante é não deixar de questionar. A curiosidade é seu próprio sentido de existência. Nós só podemos nos extasiar quando contemplamos os mistérios da eternidade, da vida, a maravilhosa estrutura da realidade. Tentar compreender meramente um pouco de todo esses mistério diariamente é o suficiente, e nunca perder a sagrada curiosidade – tentar se tornar uma pessoa de valores e não de sucesso”, diz o trecho. A missão estudará os corpos celestes troianos a fim de justamente descobrir um pouco mais da origem do Sistema Solar e da Terra – ou seja, em nome da curiosidade: a mesma que moveu Einstein e alguns dos maiores artistas da humanidade.
*Com informações do Hypeness.