Músico, YouTuber e maior doador de sêmen do mundo: quem é Jonathan Jacob Meijer, o ‘Homem com 1000 Filhos’
O holandês virou foco de um novo documentário que mostra como ele enganou famílias para continuar gerando bebês muito além do permitido por lei
O holandês Jonathan Jacob Meijer voltou ao centro dos holofotes após o lançamento da polêmica minissérie documental ‘O Homem com Mil Filhos’, que mostra sua história como doador de esperma. Ao longo do tempo em que se manteve ativo, estima-se que ele tenha gerado entre 500 e 1000 bebês.
Jonathan, de 42 anos, é um youtuber e músico que já trabalhou como educador, consultor de criptomoedas e carteiro, de acordo com o The Mirror.
O documentário mostra como Jonathan ultrapassou qualquer limite permitido por lei e enganou famílias para continuar com suas doações.
Na Holanda, por exemplo, é permitido até 25 filhos de 12 mães diferentes com doações de esperma, principalmente por conta do risco de sofrimento psicológico, incesto ou endogamia entre meios-irmãos que não têm ideia de que são parentes e podem começar a se relacionar romanticamente.
Em 2017, após finalmente ser proibido de doar na Holanda, continuou a doar esperma internacionalmente e também tem filhos na Austrália, Dinamarca, Alemanha, Hungria, México, Polônia, Romênia, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Estados Unidos.
A produção traz depoimentos de mulheres que engravidaram com o sêmen do youtuber, mas que foram enganadas quando perguntaram quantas doações ele já tinha feito. Ao The Independent, Natalie, uma mãe que tem um filho fruto da doação dele, disse que ele a informou em 2010 que “queria ajudar cinco famílias, e que eu seria a número três”. O que, naquela época, já era uma mentira descarada.
A coisa escalou num ponto em que mulheres começaram a se preocupar depois de notarem que seus filhos se pareciam. Uma delas conta ter visto uma criança exatamente igual à dela no jardim de infância — e percebeu que elas compartilhavam o mesmo pai.
Apesar de ter se recusado a participar da série, Jonathan falou ao Independent e contestou o título do programa ao afirmar que o número de filhos seus gira em torno de 600. Na entrevista, além de rebater a imagem de fanático determinado a espalhar seu sêmen pelo mundo que o documentário mostra, o holandês garantiu que nunca quis se tornar famoso e admitiu ter se empolgado demais ao abordar suas mentiras para continuar gerando filhos com doações de esperma.
Atualmente, Jonathan assumiu 100% a carreira de youtuber e compartilha suas viagens ao redor do mundo com seus mais de 6 mil seguidores. Recentemente, ele explicou por que não participou do documentário nesta semana. “É pelo que eles pensam sobre mim e o que os outros dizem sobre mim. Eu estava decidido em não participar, pessoalmente, porque eles primeiro queriam chamar [o doc] de ‘The Fertility Fraudster’ (‘O Fraudador de Fertilidade’, em tradução literal). Esse não é um título com o qual eu possa concordar”, afirmou.
*Com informações de Revista Monet