reprodução

Mundo Animal: Vai viajar? Conheça quais são e onde estão os animais mais perigosos do mundo

A Pepper preparou uma lista com animais ferozes, grandes e pequenos, que com uma mordida ou uma picada pode ser fatal

O mundo está lentamente abrindo suas portas após o distanciamento social devido a pandemia da covid-19, e tenho certeza que você já está pensando em qual vai ser sua próxima viagem, não é mesmo? Você não está errado, a vida é curta, as oportunidades se vão, e por isso devemos nos organizar e aproveitar as chances de fazer uma bela viagem.

No entanto, antes de cair na aventura, é preciso tomar certos cuidados. Além de todo o protocolo de segurança da covid-19, precisamos ter cuidado com o mundo animal, pois existem muitos bichos perigosos em diversas regiões por aí. Aliás, não adianta você ter seguro saúde, se em muitos casos, ele não cobrirá problemas envolvendo animais.

Da América do Norte ao Sul da África, ou mesmo em regiões mais remotas, animais selvagens existem e podem representar perigo para os viajantes. Devemos sempre respeitar os animais e seus espaços, pois essa é a única maneira de também cuidarmos de nossa própria saúde e segurança.

Então, se você está planejando sua viagem para regiões secas, tome cuidado! Algumas regiões da Índia e da África são conhecidas por ser o habitat natural de víboras. Essa espécie é extremamente perigosa e costuma caçar no período noturno, quando sai em busca de alimento. O terreno seco dessas regiões favorece sua ação, fornecendo-lhe condições perfeitas para atacar também os humanos que viajam ao local.

Com sua picada letal, a cobra pode causar danos irreparáveis, envenenando o sangue e causando hemorragia cerebral em suas vítimas. Só para que você tenha uma ideia do perigo, esse tipo de cobra é a que mais mata em todo o mundo.

Embora haja cobras de diferentes comportamentos, mais tranquilas ou mais agressivas, elas são animais muito temidas. Os encontros com cobras podem gerar muitos acidentes, sendo alguns fatais. Entre as cobras mais venenosas do Brasil, há a coral, a cascavel, a surucucu e a jararaca.

Imagem: Reprodução

Agora se você gosta de passar seus feriados na praia, tome cuidado também! É uma delícia mergulhar no mar e se perder nas ondas, especialmente no verão. Mas você já ouviu falar dos perigos da água-viva? Pois bem, esse animal, também conhecido como caravela-portuguesa pode causar problemas para os nadadores desavisados. Sua picada é extremamente dolorosa e deixa marcas profundas, como se a pessoa tivesse apanhado de chicote. Elas são lindas, mas ao avistar uma, fuja o mais rápido possível!

Imagem: Reprodução

O escorpião-amarelo também representa uma grande ameaça. Encontrado no continente africano, no Oriente Médio e até em determinadas regiões do Brasil, ele tem um veneno poderoso. A substância que libera ao picar é capaz de causar choque anafilático, pois contém elevadas quantidades de neurotoxinas. Portanto, ao viajar para as regiões que mencionamos, esteja sempre alerta: o escorpião é pequeno e pode surgir inesperadamente no seu caminho.
Há alguns escorpiões mais venenosos que outros.

No Brasil, umas das espécies que coloca mais risco para as pessoas é o escorpião de cauda preta, provocando a parada respiratória com a sua picada. Por serem pequenos e se esconderem em locais escuros, é comum acontecerem acidentes com esses animais.

Imagem: Reprodução

Se você já viu um hipopótamo bocejando, sabe que os dentes deles podem ser bem afiados e possuem uma mandíbula poderosa. Mas apesar disso, são animais serenos e bastante tranquilos. Porém, não quer dizer que, dependendo das circunstâncias, eles não vão “perder a cabeça” e atacar você. O que pode ser reconfortante é saber que eles só atacam quando se sentem ameaçados.

Eles são animais de vida selvagem, fortes e pesados. Por terem um forte instinto territorial, podem facilmente gerar acidentes fatais quando sentirem seu espaço invadido. Apesar da agressividade, é importante lembrar que o hipopótamo não se alimenta da vítima, porque é herbívoro, comendo apenas vegetais para sua sobrevivência. De qualquer forma, depois de ler essas informações, temos certeza de que você e o hipopótamo só querem ser bons amigos, não é?

Imagem: Reprodução

Em nossa lista, temos também aqueles seres inconvenientes, que fazem ruídos incômodos e, muitas vezes, acabam picando a nossa pele. Isso mesmo, estou falando dos famosos mosquitos! Mas você sabia que existem mosquitos extremamente perigosos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os mosquitos provocam cerca de 750.000 mortes no mundo! Esse número é impressionante, considerando o tamanho do mosquito. Algumas espécies podem transmitir malária e febre amarela, causando graves enfermidades e podendo até matar.

No Brasil, o mais comum é o mosquito da família Aedes, que se cria em áreas de água suja e parada, então tome os cuidados necessários, principalmente em épocas de chuvas, seguindo as campanhas governamentais de prevenção ao mosquito da dengue, chicungunha e zika.

Imagem: Reprodução

Não podíamos deixar de fora, o maior! Ele mesmo, o tubarão. O tubarão branco é um animal marinho que não poderia ficar de fora desta lista, justamente por ser um dos seres mais perigosos do planeta. Esse habitante dos oceanos, de tempos em tempos, assusta os banhistas desavisados e os ataca com grande fúria. 

Sua mordida é intensa e causa danos profundos, podendo até mesmo ocasionar a morte de suas vítimas. Se você ainda tem dúvidas sobre os perigos de nadar em praias onde há presença de tubarões, dê uma lida nas notícias sobre ataques desses seres. É realmente chocante.

Imagem: Reprodução

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *