Mês do orgulho LGBTQIAP+: Confira dez livros incríveis sobre a temática
Em comemoração a data que é sinônimo de conquistas, lutas e muita resistência, separamos dez livros para homenagear e reforçar a importância da causa
Hoje, dia 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, data que levanta a bandeira da luta pelo reconhecimento dos direitos civis das lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis e transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, e todas identificações que englobam a sigla que representa a força e luta da comunidade.
A data foi escolhida após a rebelião de Stonewall, quando em 1969, época em que a realação entre pessoas do mesmo sexo era considerada ilegal, frequentadores do famoso bar StoneWall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, foram surpreendidos com a ação de nove policiais que prenderam funcionários e agrediram clientes no local, fazendo do acontecimento o inicio do movimento LGBTQIAP+ contemporâneo.
Quanto mais lemos e estudamos sobre o assunto, mas criamos empatia e entendimento da causa, o que é extremamente necessário nos dias atuais. Para reforçar e homenagear a causa, preparamos uma lista com dez livros que possuem protagonistas LGBTQIAP+, e reforçam ainda mais a importância do movimento.
1. O ano que morri em Nova York
Para começar a lista, esse livro fala sobre a jornada do amor próprio. A protagonista deste romance vai do paraíso ao inferno em poucas páginas. Casada com a companheira que ama, ela suspeita de que tenha sido traída durante uma de suas viagens de negócios. Estas páginas trazem a trajetória de uma mulher desde a sua redescoberta até o doloroso rompimento. Uma garota que assume sua orientação sexual tardiamente, e que luta para fazer a família entender, os amigos apoiarem e os colegas de trabalho aceitarem.
2. Com amor, Simon
Adaptado para o cinema, o livro é sobre um drama adolescente que se concentra em Simon Spier, um garoto gay do ensino médio que não vê problema nenhum com sua sexualidade, mas que em determinado momento é forçado a se assumir depois de ser chantageado por alguém que descobre as trocas de e-mails dele com um colega de classe por quem ele é apaixonado.
3. Me chame pelo seu nome
O livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino e aclamado nos festivais de cinema, conta a história de Elio, filho de um importante professor universitário que recebe alunos para se hospedar por seis semanas em casa para escrever, uma residência literária muito cobiçada que já atraiu vários nomes, porém o recém chegado, Oliver, vai mexer com o coração de Elio que passam a viver um romance inesquecível que o marcará o resto da vida.
4. O quarto de Giovanni
O segundo romance do autor é um dos principais clássicos modernos. Com teor autobiográfico, o livro trata de uma relação bissexual na vida de David, jovem americano que vai à Paris à espera da namorada, Hella. Enquanto vive esse momento, acaba conhecendo o jovem Giovani, um garçom italiano por quem se apaixona.
5. O terceiro travesseiro
Baseado em fatos, o livro conta a história de Marcus, um jovem da classe média paulista que nos guia pela sua consciência. Com o melhor amigo Renato, ele embarca em uma aventura de autoconhecimento, descobrindo o amor buscando encontrar um equilíbrio entre o que sentem um pelo outro e o que suas respectivas famílias esperam deles, até que uma terceira pessoa se envolve na história.
6. Amor é amor
O livro é uma coletânea de histórias em quadrinhos que unem forças para contar as histórias das vítimas do atentado à boate Pulse, em Orlando, Flórida, em 12 de junho de 2016. Foi concebido por escritores do mundo todo que se uniram pelo propósito do livro. Nesta obra, espalham mensagem de amor, empatia, inclusão e paz para a comunidade LGBTQIA+. Em 2017, recebeu o prêmio Eisner Award de Melhor Antologia.
7. O amor não é óbvio
Íris tem 17 anos e acaba de descobrir que sua paixão platônica da infância está solteira, sendo essa sua grande chance. Quando ela resolve ir atrás da garota que mexeu com o coração de Cadu Sena, Íris acaba caindo nos encantos dela. Neste livro, o amor não é óbvio e nem previsível, e descreve a descoberta do autoconhecimento.
8. Querido ex
Querido ex, reúne as cartas Dele, um jovem gay, que está passando por um momento nada agradável: seu ex, que acabou com a sua saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade. O livro retrata a dificuldade de agir quando uma pessoa que amou está em todos os lugares, outdoors, programas de televisão e etc.
9. Este livro é gay
O livro trata de uma questão que às vezes tem difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. De linguagem direta e com ilustrações engraçadas, é quase um manual. O autor convida os leitores a refletirem sobre o tema de maneira simples e honesta, longe de qualquer preconceito, focando no respeito às escolhas.
10. Orlando: Uma biografia
O livro fala sobre Orlando, um homem que um dia acorda com um corpo feminino durante uma viagem à Turquia. De uma família de boa posição em plena Inglaterra elisabetana, sua trajetória é acompanhada por mais de três séculos, pois além de tudo, também é dotado da imortalidade. O livro é sensível, cheio de ambiguidade, inteligência, esperanças e reflexões, tudo costurado por prosa quase lírica.
*Por Redação Revista Pepper