Lorena Spoladore conquista 1ª medalha do Brasil no Mundial de atletismo de Paris

Saltadora da classe T11 ficou com medalha de prata na segunda posição da prova com a marca de 4,91m; disputas começaram neste domingo e acontecem até 17 de julho, com a presença de 54 atletas brasileiros

A saltadora paranense Lorena Spoladore conquistou neste domingo, 9, a primeira medalha para o Brasil no Mundial de atletismo paralímpico. Ao todo, o Brasil é representado por 54 atletas de 19 Estados na competição. , que acontece em Paris, na França, até 17 de julho. A atleta da classe T11 (com deficiência visual) saltou 4,91m e ficou com a segunda posição na prova vencida pela uzbeque Asila Mirzayorova, que atingiu a marca de 5,13m. Outra brasileira na disputa, a sul-matogrossense Silvânia Costa terminou a sua participação na quinta colocação, com 4,59m.

Essa foi a quinta medalha de Lorena Spoladore em Mundiais de atletismo. Antes, já havia conquistado o ouro no salto em distância em Lyon 2013, a prata também no salto em distância em Doha 2015, e bronze nos 100m e nos 200m em Dubai 2019. “Ser a primeira medalha do Brasil tem um gostinho ainda maior. Estou muito feliz e grata. Voltar a medalhar no salto em distância é muito bom, foi a prova em que eu iniciei no atletismo e me deu visibilidade no esporte. Nosso objetivo são as provas dos 100m e 200m, mas essa boa preparação refletiu também na disputa do salto”, afirmou a atleta que ficou cega devido a um glaucoma congênito.

Com a medalha de Lorena, o Brasil conquistou 216 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 74 ouros, 66 pratas e 76 bronzes. Em Paris, Lorena ainda vai competir nas provas dos 100m e 200m T11 entre os dias 12 e 17 de julho. Ainda neste domingo, o paraibano Joeferson Marinho correu a prova dos 100m T12 (com deficiência visual) em 11s10, mas não conseguiu avançar a final da disputa.

*Com informações de Jovem Pan

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *