Livro de ‘contatinhos’ de bilionário preso por tráfico e exploração sexual vai a leilão e deixa famosos em polvorosa
Casa de leilões disse não poder garantir o sigilo dos cerca de 221 nomes contidos em agenda que teria pertencido a Jeffrey Epstein
Um livro de ‘contatinhos’ do infame bilionário Jeffrey Epstein – empresário preso pelo crime de tráfico sexual de menores e morto ao se suicidar em 2019 – colocado em leilão estaria sendo arrematado e ameaçando o até então preservado sigilo de 221 nomes contidos em suas páginas.
A agenda teve parte dos nomes de pessoas ricas e influentes divulgada em janeiro, mas o restante dos célebres conhecidos do criminoso ainda permaneciam em segredo. A casa de leilões afirmou não poder garantir que o vendedor – este sim com a identidade mantida em sigilo – leve os nomes à público.
Ao site Daily Beast, Bill Panagopulos, o dono da casa de leilões revelou que o valor do arremate da agenda pode ultrapassar os US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão). O livro teria sido encontrado na Quinta Avenida, no East Village, por uma musicista na década de 1990, mas sd citcunstâncias que levaram o livro até lá e a sua posterior descoberta são um mistério até hoje.
O que está claro é que o livro nomeia 349 pessoas – 221 das quais ainda são desconhecidas -, com um conteúdo que pode se assemelhar a um outro volume em posse da justiça americana.
Entre os famosos cujos nomes foram extraídos do livro estão os do ex-presidente americano Donald Trump, do bilionário John Catsimatidis, da coproprietária do New York Jets Suzanne Ircha, do investidor e ativista bilionário Carl Icahn, da esposa do âncora demitido da CNN Chris Cuomo Cristina Greeven, da ex-CEO da Playboy Christie Hefner, entre outros. Nenhum desses nomes, no entanto, foi relacionado aos crimes de Epstein pela justiça americana.
O livro Epstein, que se acredita ser de 1997, será colocado à venda privada pela Alexander Historical Auctions, juntamente com o relatório de um examinador forense que verificará sua autenticidade, em 15 de maio. Em 2015, o agora extinto blog Gawker vazou o conteúdo de uma outra agenda de Epstein, com nomes como Michael Bloomberg, Bill Clinton, Trump, Mick Jagger e do Príncipe Andrew. Todos negaram qualquer irregularidade relacionada a Epstein.
Epstein foi encontrado morto enforcado em sua cela na prisão federal de Manhattan em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.
*Com informações de Revista Monet