Liderando a Si Mesmo: Como a Autoliderança te ajuda na Jornada rumo ao seu Crescimento Pessoal e Profissional

Por Mariana Borges*
Uma das maiores autoridades em liderança do mundo, John Maxwell tem uma visão clara sobre o que é liderança: a capacidade de influenciar pessoas. No entanto, quando questionado sobre seu maior desafio de liderança, sua resposta surpreende muitos: liderar a si mesmo. Afinal, o autor de mais de 100 livros afirma que é mais fácil ensinar o que sabemos do que viver de fato o que sabemos.

Minha intenção com este artigo é trazer o conceito de autoliderança e oferecer reflexões para que você assuma a responsabilidade por seu crescimento pessoal e profissional, expandindo sua capacidade de influenciar a si mesmo. Afinal, o primeiro passo para liderar os outros é liderar a si mesmo.

Nessa jornada de autodescobrimento, a responsabilidade, a disciplina e o comprometimento devem ser seus guias. É hora de trazer urgência para o seu desenvolvimento, de alinhar sua vida com seus objetivos mais autênticos e, como elemento central, praticar a autoconsciência.

E antes que você pense que já possui total autoconsciência, compartilho uma provocação de Tasha Eurich, renomada pesquisadora de comportamento humano.

Segundo os estudos de Tasha Eurich, existem 2 categorias de pessoas:
1) Aquelas que acreditam ter consciência de si mesmas.
2) Aquelas que realmente têm consciência de si mesmas.

Surpreendentemente, apenas de 10% a 15% das pessoas têm verdadeira autoconsciência, enquanto 95% acreditam possuí-la. As demais, segundo Eurich, estão mentindo para si mesmas.

Para ajudá-lo a se abrir para um diálogo sincero consigo mesmo, deixo aqui algumas perguntas norteadoras:

  1. Quem Sou/Quem Estou: Expanda sua percepção de si mesmo para agir em coerência com sua natureza.
  2. Aonde Quero Chegar: Estimule a sua visão sobre quem deseja se tornar, do que deseja experimentar e realizar no futuro.
  1. Suas Motivações: Resgate o que te estimula e inspira a caminhar em direção à sua visão de futuro.
  2. Seus Obstáculos Internos: Identifique o que te sabota em seu autodesenvolvimento e impede a realização de seus planos.
  3. Seus Impulsionadores: Descubra o que irá acelerar seu aprendizado e progresso.

Convido você a assumir o compromisso de cuidar de sua vida e carreira, de incorporar o hábito da reflexão e do desenvolvimento pessoal.

Afinal, é por meio desses pequenos, porém significativos, progressos consistentes que você alcançará seus objetivos, dia após dia, semana após semana e ano após ano.
Ao liderar a si mesmo de forma eficaz, você se tornará uma inspiração para os outros e estará pronto para enfrentar qualquer desafio de liderança que a vida lhe apresentar.
Não perca a oportunidade de começar essa jornada transformadora em direção à sua melhor versão. Afinal, o líder mais importante que você seguirá em sua vida é você mesmo.

*Artigo escrito por Mariana Borges, consultora e mentora de liderança, ESG e Sustentabilidade Organizacional, especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Serviço:
Mariana Borges ajuda líderes e empresas a potencializarem resultados numa gestão consciente, que valoriza as pessoas e o planeta.
Entre os serviços oferecidos, estão a mentoria individual para líderes e empresários, mentoria em grupo e mentoria incompany, pensada de forma personalizada para a sua equipe.
Em breve, estarão abertas as vagas para a Mentoria de Autoliderança, uma experiência em que Mariana Borges estará junto com você para mostrar caminhos e ferramentas que vão te ajudar a assumir a responsabilidade pela sua realização pessoal e profissional, usando o poder da autoconsciência e da autoliderança.
Se você tem interesse em se aprofundar nesse assunto, siga o perfil e acompanhe as novidades
pelo Instagram @marianaborges.esg
Saiba mais sobre esse trabalho em https://www.instagram.com/marianaborges.esg/

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *