Lançamento musical “Desreal – Sons da Cidade” registrao cotidiano urbano e ressalta experiência sonora coletiva


“Desreal – Sons da Cidade” conta com seis músicas inéditas e um documentário
em série de lançamentos a partir do dia 18 de outubro

Baseado na paisagem sonora que ouvimos todos os dias, “Desreal – Sons da Cidade” propõe uma nova escuta para quem vive e passa cotidianamente por lugares preenchidos de urbanização. Ao transformar os sons da cidade em música, artistas de Taubaté mostram como cada um destes ruídos cotidianos da cidade pode representar, na verdade, um aspecto único de onde se vive. O resultado do projeto chega ao público através de uma série de lançamentos que se iniciam no dia 18 de outubro, com três
videoclipes, um Mini Doc Musical e seis músicas inéditas.

A composição musical de “Desreal – Sons da Cidade” utiliza recursos como sampler, recorte, looping, entre outras técnicas que se misturam para ressignificar essa experiência coletiva. Em uma nova perspectiva sobre a experiência de escutar sons que circulam entre nós, fica ainda mais evidente o quanto compartilhamos, juntos, os espaços e sons que nos formam e nos afetam, como conta Mario Gascó, músico idealizador do projeto: “Nasci, morei e estudei nos arredores de uma estação ferroviária. Ouço suas sirenes desde antes de nascer. Se tornou um símbolo da minha experiência sonora. ‘Desreal’ vem disso e de parcerias e trocas que surgiram a partir da valorização desses símbolos, dessa conexão pelo ‘não-comum’.”

O projeto que deu origem a “Desreal – Sons da Cidade” foi lançado inicialmente em 2015 como um laboratório de ideias junto com Lucas Mercial (in memoriam). Desde 2023, conta com a presença de Michel Cruz, do selo Bangue Record, parceiro em outros projetos musicais como O Campo. A equipe é formada também por Rachel Elias Abifadel Monteiro, Bruno Santos (Bruno Kenia), Lucci Antunes, Bruno Mokado e Ana Luísa Pompe, frutos de uma rede de produção cultural valeparaibanas que mescla as raízes do interior de São Paulo e sua urbanização.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *