Lançamento do livro do jornalista SILVESTRE GORGULHO
“De Casaca e Chuteiras – A Era dos Grandes Dribles na Política, Cultura e História” narra os passos de Pelé e também revive uma linha temporal que permeia todo o texto, iniciada em 1956. Nesse ano, três grandes fatos marcaram a História doPaís: a posse de JK como presidente da República, em 31 de janeiro; a assinatura do Projeto de Lei para transferência da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central,
Jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva
em 18 de abril; e a estreia profissional de Pelé, no Santos, em uma partida contra o Corinthians de Santo André, em 7 de setembro. Estreia com 15 anos e com gol”.
“O livro é um antídoto contra o baixo-astral desses dias em que perdemos tantos amigos – uns para o vírus, a maioria para a falta de razão – e que nos lembra que ainda é importante ter
Jornalista Paulo Pestana
ídolos. Silvestre Gorgulho ergue um monumento a heróis brasileiros, como se
estivesse imbuído de acabar com essa era de cinismo. A partir de uma confluência
de datas, ele traça linhas evolutivas das histórias de Pelé e JK para mostrar uma
época em que o Brasil começou a ter orgulho de si próprio”.
“A ideia de reunir no tempo, com riqueza de documentos e imagens, esses fatos para encontrar uma nova forma de abordar o período mais efervescente do País, faz da obra de Gorgulho uma leitura importante e prazerosa”.
Jornalista João Bosco Rabello.
“Que belo presente Silvestre Gorgulho entrega ao Brasil, à Brasília e ao mundo.
Eng. Régiton Queiroz de Menezes
“De Casaca e Chuteiras” apresenta um profundo estudo do Brasil antes e depois
de JK e antes e depois de Pelé, duas figuras iluminadas.”
“Este livro mostra que Pelé e JK ajudaram a construir um Brasil de esperança. Projetaram ao mundo a imagem de um país promissor, disposto a lutar para se impor no rol das grandes nações. Assumiu o desafio de superar os muitas desequilíbrios internos e as injustiças. Brasília, plantada por JK no coração do Planalto Central, encarnava a esperança de um futuro melhor. Pelé, com seu talento e genialidade, nos permitia compartilhar cada gol, cada vitória nos campos da vida”. Já no preâmbulo, o autor reconhece as dificuldades e desafios que ajudam a forjar o ideário de uma nação: “Não importam as dificuldades se há uma bela história para contar, seduzir e apropriar-se”.
Prof. Willian S. Penido Vale
“Este livro mostra JK e Pelé, um branco e outro negro, ambos com infância bastante difícil, souberam com esforço e coragem, construir e acreditar em seus sonhos. Esses exemplos, mais do que nunca, têm que permear a consciência nacional. O Brasil vem assistindo a um insidioso processo de polarização que contrapõe negros x brancos x indígenas, ricos x pobres, direita x esquerda, questões de gênero e religiosas que só fazem minar nossa unidade. O Brasil é de todos .E todos devem ser do Brasil”.
Luiz Cezar Loureiro de Azevedo
“Todos que lerem “De Casaca e Chuteiras” vão se orgulhar de terem nascido no Brasil, ou Brasília como eu. Gorgulho é entregador das histórias mais autênticas e originais”.
Marilene Cardoso
Serviço:
DATA: 22 de Abril de 2023 (sábado) às 11 horas
LOCAL: Memorial JK – Eixo Monumental