Jovem de MG entra para o Guinness após decorar e recitar mais de dez mil dígitos
O número de Euler possui infinitas casas decimais e nenhum padrão
Apaixonado por matemática, Maike Anthony Silva, de 17 anos, quebrou um recorde mundial de memorização após recitar mais de 10 mil dígitos do número de Euler, uma constante matemática assim como o pi, que tem infinitas casas decimais e muitas aplicações em várias áreas como na matemática, na economia, na astronomia.
“Eu estava procurando alguma coisa no site do Guinness e acabei achando esse recorde na época ele era 4.500 casas decimais memorizadas eu vi que era uma quantidade que eu conseguia bater. Mas que ainda assim seria um desafio para mim então me propus a quebrar aquele recorde e comecei a praticar” explicou Maike.
O número de Euler recebeu este nome em homenagem ao matemático Leonhard Euler. Trata-se de um número irracional e positivo, além de ser a base dos logaritmos naturais. Como todo número irracional, o número de Euler possui infinitas casas decimais e nenhum padrão.
O estudante de Eletrotécnica dedicou quase um ano à memorização das casas decimais, que foram recitadas em duas horas e 20 minutos. E esse título pode ajudar o Maike numa nova conquista.
“Meu próximo objetivo é conseguir uma vaga em alguma universidade americana para que eu possa cursar matemática” contou.
E pra você que se inspirou e quer botar a sua memória para se exercitar o Mike tem uma dica. “Memorização não é algo genético não é porque é mais por conta de técnica e de treino então para uma pessoa que quer ter uma memória melhor é praticar e quem quer ter uma memória para quebrar um recorde tem várias técnicas populares é só pesquisar como memorizar números baixar inúmeros tutoriais e números livros falando sobre assunto então eu diria que é bem acessível para quem tem interesse no assunto” finalizou.
*Com informações de Band