Jasmine Trinca no 8½ Festa do Cinema Italiano
Uma das atrizes italianas mais populares da sua geração, Jasmine Trinca marca presença nesta 10ª edição, num conjunto de momentos especiais com o público.
Jasmine Trinca participa da sessão de abertura do Festival em São Paulo, no dia 22 de junho, com o filme Profetas, de Alessio Cremonini, no qual é protagonista. O longa terá sua primeira exibição no Brasil em sessão única e comemorativa na abertura do evento, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Augusta.
Evento em colaboração com o Instituto Italiano de Cultural de São Paulo.
Profetas conta a relação entre Sara (Jasmine Trinca) uma jornalista italiana que é sequestrada pelo Estado Islâmico (ISIS) em uma viagem para cobrir a Guerra da Síria e a jovem Nur (Isabella Nefar, jovem atriz filha de mãe iraniana e pai italiano), uma guerrilheira estrangeira, nascida em Londres, que casou com um guerreiro do ISIS e vive no Califado. Como as leis do Estado Islâmico são muito rígidas, Sara não pode dividir a sela com outros homens prisioneiros e Nur se torna sua carceira, vigiando a jornalista em sua própria casa. Nur tenta converter Sara ao extremismo do ISIS, mas a jornalista, por outro lado, tenta contrapor suas ideias de liberdade e emancipação para Nur. É do confronto entre duas mulheres aparentemente tão diferentes que surge o entendimento sobre a condição da mulher no mundo contemporâneo, seja ela de que origem, cultura ou religião for.
Jasmine Trinca também apresenta no Brasil seu primeiro longa-metragem como diretora, Marcel!, que foi exibido em sessão especial na edição de 2022 do Festival de Cannes. A artista marca presença junto do público em duas sessões do filme, uma em São Paulo, dia 24 de junho, às 16h00, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, e outra no Rio de Janeiro, dia 26, às 20h00, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo.
Com forte teor autobiográfico, o filme, cheio de poesia, mas também um olhar contundente sobre a infância, é protagonizado por Alba Rohrwacher e Maayane Conti. A história acompanha uma excêntrica artista de rua (Rohrwacher) à procura do seu amado cão Marcel, que desapareceu. Nesta busca, a artista acaba por se reconectar com a sua filha (Conti), que se vê negligenciada pela mãe há tempos e praticamente é ela quem cuida da casa e da própria mãe.
Conversa com o público e debate sobre a mulher no cinema
Muito ativa nos movimentos culturais da Itália, Jasmine também é atuante pela maior presença das mulheres na direção em outras posições de chefia no audiovisual italiano. Para falar de sua experiência como atriz, cineasta e da mulher no cinema, ela participa em São Paulo de um debate sobre a presença das mulheres no audiovisual italiano e o que se tem feito para que os números sejam mais igualitários e o cinema mais diverso. O evento será no dia 23 de junho, às 19h00, no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, aberto ao público e com entrada gratuita, mediante inscrição.
A conversa conta ainda com a presença da cineasta brasileira Laís Bodanzky (“Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “A Viagem de Pedro”), que vai falar de sua experiência como cineasta e da perspectiva das mulheres de cinema no Brasil, e com a mediação da jornalista Flavia Guerra. Antes do bate-papo, será exibido o curta Being my Mom, dirigido por Jasmine Trinca.
No dia 27 de junho, Jasmine Trinca também participa de debate com o público no Rio de Janeiro, às 18h30, com a mesma pauta do que ocorre em São Paulo, no Istituto Italiano di Cultura do Rio.
Os dois eventos integram a programação Fare Cinema 2023 – VI edição, evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália desde 2018. A iniciativa busca difundir o cinema Italiano no exterior por meio de atividades realizadas pela rede diplomática italiana e os Institutos Italianos de Cultura com o objetivo de valorizar a indústria do setor e seus profissionais.
*Com informações de Festa do Cinema Italiano