J. K. Rowling diz ter recusado títulos da realeza por ‘razões pessoais’ em meio a polêmicas e não se arrepende: ‘Recusaria de novo’

A britânica de 59 anos é autora da saga ‘Harry Potter’ e costuma receber críticas por seus posicionamentos sobre a comunidade trans

A escritora J. K. Rowling revelou ter recusado mais de um título da Família Real. Conhecida como autora dos sete livros da saga ‘Harry Potter’, a britânica não deu detalhes dos motivos que a levaram a rejeitar as honrarias, mas deixou claro que não aceitaria caso recebesse uma nova oferta.

O assunto surgiu no X (antigo Twitter), onde uma fã pediu à realeza britânica que concedesse o título de Dama (Dame, no original — equivalente ao masculino Sir) a Rowling.

J.K. Rowling — Foto: Getty Images
J.K. Rowling — Foto: Getty Images

“Estabeleci uma meta de 30 mil curtidas das pessoas que acham que J. K. Rowling merece ser uma Dama”, a internauta escreveu, buscando o engajamento de outros adeptos da ideia. A publicação ultrapassou a marca de 50 mil likes.

“Eu realmente agradeço pela comoção, mas na verdade eu já recusei tanto o título de dama como o de nobreza”, Rowling respondeu. “Puramente por razões pessoais. Eu nunca quis um título. Obrigada mesmo assim”.

A autora J. K. Rowling — Foto: Getty Images
A autora J. K. Rowling — Foto: Getty Images

No último mês de outubro, a britânica de 59 anos já havia abordado o assunto, dizendo ter recusado o título de nobreza em duas ocasiões distintas. Ela acrescentou que “recusaria de novo” caso recebesse uma nova oferta.

A declaração veio após Kemi Badenoch, líder do Partido Conservador britânico, pedir que Rowling fosse presenteada com o título por conta de suas posições sobre questões de gênero.

Muitas das falas da escritora sobre a comunidade trans foram apontadas como transfóbicas por críticos — incluindo os astros das adaptações de suas principais obras para o cinema, Daniel Radcliffe e Emma Watson.

Daniel Radcliffe e Emma Watson em foto promocional da saga 'Harry Potter' — Foto: Reprodução
Daniel Radcliffe e Emma Watson em foto promocional da saga ‘Harry Potter’ — Foto: Reprodução

‘Harry Potter’, aliás, ganhará uma nova versão audiovisual, desta vez no formato de série. Rowling será produtora executiva do projeto, que tem como plano adaptar cada livro em uma temporada diferente. A estreia está prevista para 2026.

*Com informações de Revista Monet

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *