Inverno começa nesta quinta (20) com solstício; saiba o que é
O inverno no hemisfério sul começa nesta quinta (20) às 17h50 no horário de Brasília, que é quando ocorre o solstício de inverno no Brasil — no hemisfério norte, acontece o solstício de verão. Com a chegada da nova estação, os dias tendem a ficar mais frios.
Se você esperava ansiosamente dias mais frescos, talvez fique frustrado ao saber que neste ano o inverno pode ter dias com temperaturas acima do normal devido ao fim do El Niño — segundo o Climatempo, o inverno de 2024 deve ter dias até 3º mais quentes que a média.
Com a chegada do inverno, ocorre também uma mudança na duração dos dias e das noites. Durante o solstício de inverno, ocorre a noite mais longa do ano; depois, os dias voltam a se alongar até o solstício do verão, que é quando acontece o dia mais longo.
Estas variações são mais perceptíveis para quem está mais afastado do equador terrestre; quanto mais perto dali, mais discretas são as mudanças na duração dos dias.
“Quanto maior a latitude, mais se percebe essa diferença, chegando ao máximo nos pólos, onde o Sol não nasce no inverno e não se põe no verão”, disse a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
O que é solstício?
Pois bem, mencionamos acima que o inverno começa nesta quinta (20) com o solstício de inverno. Para entender o que é este fenômeno, lembre-se que a Terra orbita o Sol levemente inclinada sobre seu próprio eixo.
Assim, quando o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, ocorre o solstício de verão por lá; enquanto isso, o hemisfério sul está mais afastado do astro, marcando o solstício de inverno e o dia mais curto do ano por aqui.
Depois de seis meses, ocorre o contrário. Uma curiosidade interessante é que, neste ano, o solstício vai ser mais cedo do que nos últimos 228 anos — quando isso aconteceu da última vez, a Revolução Francesa ainda ocorria!
Existem também os equinócios, que marcam o começo da primavera e do outono. Eles acontecem quando a inclinação e órbita da Terra fazem com que os dois hemisférios recebam quase a mesma quantidade de luz solar.
*Com informações de Canal Tech