Ho Ho Ho: curiosidades sobre o bom velhinho

O Papai Noel é uma das figuras que simbolizam o Natal. Sua origem histórica está relacionada com um santo católico e com uma divindade do inverno 

O Natal está cada vez mais próximo e já é possível sentir o clima natalino. Árvores de Natal, bolas coloridas, sinos, meias e o que não pode faltar: o Papai Noel! Praticamente um folclore da data, o velhinho é amado pelas crianças e traz a mensagem de recompensa por bom comportamento. 

A figura do Papai Noel para os cristãos de hoje representa o altruísmo, a bondade e alegria que permeia a celebração no nascimento de Cristo. Porém, poucos sabem de onde essa figura barbuda e rechonchuda surgiu. Mas é só isso? De onde ele veio? Para onde ele vai? Por que usa aquela roupa? E as renas? Vem com a gente para descobrir os mistérios desse ser místico do Natal! 

Origem da lenda

São Nicolau
Imagem: Reprodução Pinterest

No tempo em que os bárbaros tomavam conta do Velho Mundo, existia uma série de celebrações que tentavam amenizar as rigorosas temperaturas e a falta de comida que tomavam a Europa nos fins de dezembro. Foi nessa situação em que apareceu a lenda do “Velho Inverno”, um senhor que batia na casa das pessoas pedindo por comida e bebida. Segundo o mito, quem o atendesse com generosidade desfrutaria de um inverno mais ameno.

A associação entre o Velho Inverno e São Nicolau apareceu muitas décadas depois. De acordo com os relatos históricos, São Nicolau foi um monge turco que viveu durante o século IV. Conta a tradição cristã que este clérigo teria ajudado a uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagar o dote de casamento da garota. Somente cinco séculos mais tarde, São Nicolau foi reconhecido pela Igreja como um santo.

São Nicolau era um bispo que ficou conhecido por ser caridoso e por ajudar crianças pobres e órfãs
Imagem: Shutterstock

A partir desse momento, o dia 6 de dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau. Nessa data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. Do “velho pidão”, conhecido nos últimos séculos da Antiguidade, passava-se a reconhecer a figura de um homem generoso.

Como surgiu a imagem do velhinho barrigudo e de barba branca?

Papai Noel por Thomas Nast
Imagem: Reprodução Wikiwand

Nos fins do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast teve a ideia de incorporar novos elementos à imagem do bom velhinho. Publicou na revista norte-americana Harper’s Weekly o desenho de um Papai Noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a um gnomo da floresta. Com o passar dos outros natais, ele foi melhorando seu projeto original até que o velhinho ganhou uma barriga protuberante, boa estatura e uma abundante barba branca.

A roupa vermelha

A representação moderna do Papai Noel popularizou-se por meio de uma campanha publicitária da Coca-Cola
Imagem: Shutterstock

 De fato, vários desenhos já haviam retratado o Papai Noel com trajes das mais variadas formas e cores. Contudo, foi uma campanha publicitária da Coca-Cola, que bolou o padrão vermelho das vestimentas do bom velhinho. Com o passar do tempo, a popularização das propagandas da marca acabaram instituindo o padrão.

A moradia

Vila do Papai Noel em Rovaniemi, Finlândia com oficinas de brinquedos, várias lojas e um cantinho para você tirar uma foto com o bom velhinho
Imagem: Reprodução

O bispo São Nicolau viveu na Groenlândia, de onde vem a lenda que diz que o Papai Noel mora entre as geleiras do nordeste do país, em um vale secreto. Há grande polêmica em torno do endereço do bom velhinho. Groenlândia, Finlândia e Suécia conclamam serem seu lar.

A residência do barbudo na Lapônia sueca virou até patrimônio cultural, e é mantida com subvenções da União Europeia. Mas a casa mais visitada é mesmo a da Finlândia.

Outra possibilidade de endereço para o bom velhinho é o Quirguistão. Pesquisadores suecos concluíram que a localização desse país, na Ásia central, é a melhor se levarmos em conta um bom aproveitamento do tempo para a entrega dos presentes. Se o trenó saísse de lá e voasse no sentido contrário ao da rotação do planeta, Noel teria 48 horas para levar todos os embrulhos.

A locomoção

Imagem:  Depositphotos.com

As renas são os animais responsáveis por ajudar o Papai Noel a distribuir presentes às crianças mundo afora na noite de Natal. De acordo com a versão popular, Papai Noel contava com 8 animais, até surgir uma rena de nariz vermelho (Rudolph) que tinha o dom de guiar o trenó durante os nevoeiros. Essa rena foi contratada pelo bom velhinho, e acabou se tornando a líder do grupo.

Segundo a lenda, Papai Noel está com mais de 500 anos e tem carteira de habilitação para dirigir trenós.

 *Redação Revista Pepper

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *