Hipercolesterolemia: linha de tratamento da doença está entre os dez medicamentos mais vendidos no Brasil
Os medicamentos mais utilizados para o tratamento da hipercolesterolemia são as estatinas, que atuam na redução do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Em abril deste ano, foram vendidas 3.370.147 milhões de unidades de sinvastatina, um aumento de 27,06% em relação ao ano anterior no mesmo período
A hipercolesterolemia, condição caracterizada pelo aumento dos níveis de colesterol no sangue, tem sido uma preocupação crescente entre os brasileiros. Recentemente, a sinvastatina – primeira linha de tratamento para essa doença – alcançou um marco significativo, figurando entre os dez medicamentos genéricos mais vendidos no Brasil.
Os medicamentos mais utilizados para o tratamento são as estatinas, que atuam na redução do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Estudos comprovam que o uso regular de estatinas pode reduzir significativamente os riscos de eventos cardiovasculares. Essa classe farmacêutica é a primeira escolha para o tratamento da hipercolesterolemia isolada pois são medicamentos seguros, eficazes e com boa tolerância entre os pacientes.
A sinvastatina é um inibidor da enzima HMG-CoA redutase, importante na via de síntese do colesterol no fígado. Ao inibir essa enzima, a sinvastatina reduz a produção de colesterol LDL (“colesterol ruim”) e aumenta os níveis de colesterol HDL (“colesterol bom”). Isso ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de colesterol nas artérias podendo levar a eventos cardiovasculares grave devido à obstrução do fluxo sanguíneo.
De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), foram vendidas 3.370.147 milhões de unidades de medicamentos genéricos da sinvastatina em abril, um aumento de 27,06% em relação ao mesmo período no ano anterior. Durante todo o ano de 2023 foram vendidas 37.487.530 milhões de unidades.
Medicamentos genéricos mais vendidos em abril
1) Losartana
2) Dipirona Sódica
3) Hidroclorotiazida
4) Nimesulida
5) Tadalafila
6) Enalapril
7) Simeticona
8) Sildenafila
9) Atenolol
10) Sinvastatina
Fonte: IQVIA – MAT Abril/2024
Segundo o presidente, esse genérico é geralmente administrado por via oral e é um dos medicamentos mais prescritos para o controle do colesterol, trazendo acesso à população que precisa do tratamento por muitos anos.
“A inserção dos medicamentos para hipercolesterolemia entre os mais vendidos no Brasil não só demonstra a preocupação crescente com a saúde cardiovascular, mas também ressalta a importância de um tratamento acessível para doenças crônicas”, finaliza.
Sobre a PróGenéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) congrega os principais laboratórios que atuam na fabricação e na comercialização desses produtos no país. Sem fins econômicos, a organização tem como missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil, através da consolidação e da ampliação do mercado de genéricos e de biossimilares.
Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no Brasil. Articulando-se com diversos setores da sociedade e com instituições públicas e privadas, a PróGenéricos canaliza as ações de suas associadas, promovendo e corroborando o debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PRÓGENÉRICOS
Contato: Sarah Farias – (61) 99816-0852
sarah.farias@progenericos.org.br
cc: pexels-shvets-production-9742768