Hacker invade painel de publicidade e exibe vídeo pornô em Montes Claros: ‘Sensação é de indignação’, lamenta dona da empresa
Proprietária informou que está tendo muitos gastos para reforçar as medidas de segurança e colocar o painel em funcionamento novamente. ‘Estamos trabalhando honestamente e a pessoa faz uma coisa dessa como se fosse uma brincadeira, sem se preocupar com o que vai causar’.
Uma empresa de publicidade acionou a polícia após a exibição de vídeo pornográfico em um painel de propaganda em Montes Claros, no Norte de Minas. A proprietária informou ao g1 que o sistema foi invadido por hacker e o vídeo foi exibido por volta das 21h desta segunda-feira (30).
O painel havia sido instalado no pátio de um posto de combustíveis há 15 dias e foram os funcionários que perceberam a exibição do vídeo. As imagens também circularam nas redes sociais após postagens feitas por pessoas que passavam pelo local.
“Os frentistas viram as imagens e entraram em contato imediatamente. Eu entrei no computador, mas foi colocado um vírus travando. Eletronicamente, o hacker estava bloqueando e a única forma de tirar o vídeo do ar foi desligando o padrão de energia que alimenta o painel”, disse Gracielle Noronha Brito.
A proprietária conta que procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Ela acredita que o vídeo foi colocado no ar por alguém que passou perto do local, onde o painel está instalado.
“A equipe de informática não encontrou nenhum IP de computador que tenha entrado no sistema. Então, o acesso pode ter sido via remoto perto do painel. A pessoa conseguiu hackear usando a própria internet e algum aplicativo. Já registrei a ocorrência na Polícia Civil e vou fazer um novo boletim em uma base da PM que fica perto do local”.
Providências adotadas
Indignada com a situação, a empresária afirma que está tendo muitos gastos para colocar o painel em funcionamento novamente.
“Estamos trocando todo o material de informática que é a parte mais cara, como computador, modem e a controladora, que é o programa que exibe as propagandas via internet. Também reforçamos as medidas de segurança e colocamos câmeras para registrar quem chega perto do painel”.
As mesmas medidas foram adotadas nos outros nove painéis instalados pela empresa na cidade.
“A sensação é de indignação. Estamos trabalhando honestamente e a pessoa faz uma coisa dessa como se fosse uma brincadeira, sem se preocupar com o que vai causar. Não sabe as consequências que trazem de prejuízo moral e financeiro para a empresa”, lamentou a empresária.
*Com informações de G1