Grafiteira afegã dá voz a mulheres ameaçadas pelo Talibã
Shamsia Hassani usa as redes sociais para mostrar a violência da tomada de poder do Talibã no país
Conhecida como a primeira grafiteira do Afeganistão, Hassani espalhou pelos muros bombardeados da capital Cabul suas personagens que ressignificam o papel das mulheres na sociedade afegã.
A artista projetou seu nome através da corajosa defesa dos direitos da mulher, inclusive participando de programas de residência e exposições em galerias de vários países da America do Norte, Europa e Ásia, chegando à lista dos 100 mais importantes pensadores globais compilada pela Foreign Policy, revista americana focada em política externa. Hassani também apareceu em Good Night Stories for Rebel Girls, uma coleção de retratos de mulheres que estão fazendo a diferença no mundo.
Em meio ao avanço do Talibã sobre o país, que culminou a tomada do poder, as obras de Hassani ganharam ainda mais força nas redes sociais. As imagens expressam emoções contrastantes: esperança e desgosto, liberdade e medo. São em sua maioria figuras geométricas em cores vivas, onde incorpora elementos da natureza ou instrumentos.
Com roupas coloridas, elas são representadas caminhando livres pela cidade ou desafiando caças e tanques de guerra com aviões e barcos de papel. Muitas seguram instrumentos musicais, ato singelo que ganha contornos de afronta levando em conta que o Talibã, com sua interpretação radical das escrituras islâmicas, proíbe a música e a dança.
Confira as imagens abaixo!
Nos últimos dias, muitas mulheres evitaram sair às ruas na capital afegã, e artistas apagaram contas e conversas em redes sociais por medo de violência e perseguição.
Após a conquista de Cabul pelo Talibã, Hassani também reduziu sua atividade nas redes sociais, deixando seguidores preocupados com a segurança da artista. Na última quarta-feira, ela publicou uma nova foto de sua última série: Death to Darkness (Morte às Trevas, em tradução livre) é o nome do trabalho com o qual ela deixa claro que não vai desistir.
Segundo sites, o agente de Hassani disse que a artista não está disponível para entrevistas, mas que se encontra em um local seguro não revelado.
Para conferir todo o trabalho de Shamsia Hassani, clique aqui.
*Redação Revista Pepper.